Agrishow Experience: Rentabilidade e sustentabilidade foram mote do segundo dia de evento

Vitrine do agronegócio nacional, versão online da Agrishow levantou debates sobre o Brasil, ser, definitivamente, uma potência agroambiental; evento encerra nesta quinta.

Fonte: Enviado por Marina Diana

Comentários: (0)




Começou nesta terça-feira, 19 de outubro, a Agrishow Experience, encontro online para debater os principais temas do agronegócio. O evento faz parte da Jornada Agrishow, cuja feira presencial será entre os dias 25 a 29 de abril de 2022, em Ribeirão Preto (SP). O mote do segundo dia foi o discurso similar dos palestrantes de que o Brasil é, de fato, uma potência agroambiental.


Rentabilidade e sustentabilidade nortearam os painéis do dia. Eduardo Daher, diretor executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), participou junto com Celso Moretti, da Embrapa, e Christian Lohbaue, presidente executivo da CropLife Brasil, do debate com o tema “Como ser produtivo, rentável e sustentável”.


Moretti listou uma a adoção de uma série de tecnologias que já está incorporada pelo agronegócio brasileiro, mas apenas entre os grandes produtores. Segundo ele, o foco agora é, portanto, levar as tecnologias para os pequenos e médios produtores, utilizando o método ABC, e a rotação de culturas. “Deixamos de ser importadores de alimentos, para sermos um dos principais produtores globais”, salientou o presidente da Embrapa durante a Agrishow Experience. “Sustentabilidade e segurança do alimento fazem parte da agricultura brasileira”, completou Daher.


Já Gabriel Ferraz Aidar, gerente de Relacionamento e Fomento a clientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em sua participação no painel “Energia Renovável: Por que a energia solar fotovoltaica vem crescendo tanto no campo?”, afirmou que o agro corresponde a nada mais nada menos do que  ¼ dos investimentos do BNDES, e que de 2015 a 2020 o banco esteve em quase a totalidade dos municípios brasileiros.


Este painel no qual Aidar participou tratou do tema “potencial de crescimento da energia solar fotovoltaica” e foi conduzido pelo presidente da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), Guilherme Chrispim, além da contribuição do Analista de Produtos e Negócios da Intelbras, Matheus Schmitt.


Mais quatro mulheres participaram do Agrishow pra Elas, série de entrevistas com mulheres de destaque no agro, conduzidas pela pecuarista e digital influencer, Andressa Biata. A digital influencer Camila Telles, de Porto Alegre (RS), salientou a importância da união de indústrias e entidades representativas do setor para mostrar a força da mulher no agronegócio brasileiro.


“Temos a obrigação de mostrar o que acontece nas propriedades! Além de organizar uma maior união entre indústria e entidades representativas. Agro é uma cadeia que muitas pessoas desconhecem”, comentou.


E a feira internacional de tecnologia agrícola encerra nesta quinta sua jornada digital. E ainda dá tempo de participar do encontro virtual, já que a programação do dia 21 de outubro começa às 9h e encerra em torno das 18h.


No último dia, a Agrishow Experience tratará os temas “Máquinas e Conectividade para agricultura familiar: Como pequenas e médias propriedades podem ter acesso às principais inovações tecnológicas no campo” contará com as palestras de Ana Helena Andrade, Líder do Comitê Institucional ConectarAGRO; Daniel Tibor Fuchs, Vice-presidente Future Growth Arqia/Datora; Paulo Villani, Engenheiro de P&D da Jacto, e Renato Bueno, lider do comitê de expansão da conectividade da ConectarAGRO. Marcelo Rondon Bezerra, consultor do Sebrae, falará no painel “Oportunidades de comercialização para agricultura familiar”.


“Sucroenergético: Para qual direção caminha a produção de cana-de-açúcar no Brasil?” será o tema debatido por Mauro Xavier, pesquisador do IAC (Instituto Agronômico); Regina Celia Pires, também pesquisadora do IAC, e Renato Trevizoli, gestor da Agrícola Trevizoli


Por último, o painel “Sucroenergético: Desafios do RenovaBio e perspectivas para o setor sucroenergético” terá como palestrantes Arnaldo Jardim, presidente da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético; Fabio da Silva Vinhado, coordenador-geral do RenovaBio do Ministério de Minas e Energia, e Leonardo Betanho Gerente de Produtos de Balcão da B3.


Premiação


Nesta quarta também foram anunciados os vencedores do prêmio Trator do Ano, de volta em 2021. O concurso premia os melhores tratores fabricados e comercializados no país. Um empate marcou as avaliações técnicas, o que resultou em dois produtos vencedores nesta edição 2021/22. Foram eles:  CASE IH Magnum AFS Connect 400 e  JOHN DEERE 9620 R (Trator do ano); VALTRA A93F (versão cabinada – Trator especial do ano); MASSEY FERGUSON MF4707 (versão cabinada – como categoria até 100cv);  MASSEY FERGUSON MF 7719 Dyna-6 (categoria de 100 a 200cv – tratores médios); CASE IH Magnum AFS Connect 400 e JOHN DEERE 9620 (categoria acima de 200cv – tratores grandes).  Também tivemos o vencedor do prêmio popular através das votações no site www.tratordoano.com: CASE IH


Acesso Fácil


Todos os conteúdos da Agrishow Experience estão disponíveis na nova plataforma da Agrishow e podem ser acessados quando e de onde quiser. Essa nova plataforma conta ainda com a parceria do Bradesco, possibilitando ao produtor rural solicitar financiamento diretamente ao banco. Basta preencher o formulário no menu Solicite seu financiamento e receber as informações.


SERVIÇO


Agrishow Experience 2021


Data: 19, 20 e 21 de outubro


Inscrições gratuitas pelo site https://agrishow.com.br


Sobre a Informa Markets - A Informa Markets cria plataformas de relacionamento e conexão de pessoas e mercados nos ambientes físico e digital. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Energia, Metal Mecânico, Indústria, Móveis, entre outros. A empresa oferece a clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de soluções de audiência, conteúdo digital especializado, feiras, eventos híbridos, e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br

Palavras-chave: Agrishow Experience Rentabilidade Sustentabilidade Evento Vitrine Agronegócio Nacional

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/agrishow-experience-rentabilidade-e-sustentabilidade-foram-mote-do-segundo-dia-de-evento

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid