28º Seminário Internacional de Ciências Criminais do IBCCRIM reúne mais de 30 palestrantes em São Paulo

As inscrições estão abertas. O Seminário integra as comemorações dos 30 anos do IBCCRIM.

Fonte: Enviado por Gislaine Gutierre

Comentários: (0)




Mais de 30 palestrantes, entre brasileiros e estrangeiros, vão debater alguns dos principais temas do Direito Penal e da criminologia no 28º Seminário Internacional de Ciências Criminais, de 19 a 21 de outubro. Promovido pelo IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), o evento pela primeira vez será realizado de forma híbrida, com palestras presenciais no Complexo Aché Cultural, em São Paulo, e com transmissão online. As inscrições estão abertas. O Seminário integra as comemorações dos 30 anos do IBCCRIM.


Serão mais de 20 horas de palestras, com debates sobre temas como “Advocacia criminal e direito de defesa”, “200 anos do Tribunal do Júri”, “Debates contemporâneos sobre absolvição penal”, “Corrupção, compliance e perspectiva repressiva” e “Novas perspectivas de crime de lavagem de dinheiro”.


A abertura será realizada no dia 19/10, às 9h, com a mesa “Democracia, racismo e literatura”, composta pela presidente do IBCCRIM, Marina Coelho Araújo, pelo advogado e escritor Paulo Scott e pela jornalista e escritora Eliana Alves Cruz.


Entre os palestrantes internacionais confirmados estão Jesús-Maria Silva Sánchez (Espanha), Fania Davis (EUA), Luís Greco (Alemanha), Rodrigo Ríos Álvarez (Chile), Anette Grünewald (Alemanha), Maria João Antunes (Portugal), Carlos Santiago Caramuti (Argentina), Patricia Faraldo Cabana (Espanha), José Ignacio Rivera Beiras (Espanha).


Mesas


Dia 19/10


Abertura: Democracia, Racismo e Literatura


O futuro da dogmática penal


Advocacia Criminal e Direito de Defesa


200 anos do Tribunal do Júri


Debates contemporâneos sobre absolvição penal


Populismo Penal e Abolicionismo.


Dia 20/10


Precedentes Judiciais no Processo Penal


Corrupção, compliance e perspectiva repressiva


Execução da Punição: justiça penal e infracional


Segurança Pública e Novas Tecnologias


Crimes cibernéticos e responsabilidade das plataformas de internet


Justiça Restaurativa e Processo Criminal Transformativo


Dia 21/10


Novas perspectivas do crime de lavagem de dinheiro


Processo Penal e Tecnologias de Vigilância


Acordos penais


Encerramento: Superencarceramento e falência do sistema prisional


28º Seminário Internacional de Ciências Criminais do IBCCRIM


Quando: 19 a 21 de outubro, das 9h às 17h30


Onde: Complexo Aché Cultural -  Rua Coropés, 32, Pinheiros (próximo à estação Pinheiros-Linha Amarela do Metrô; no mesmo prédio onde funciona o Instituto Tomie Ohtake)


Saiba mais em: https://seminario28.ibccrim.org.br/


O IBCCRIM


O Instituto foi fundado em 1992, dias após o Massacre do Carandiru, ação policial que deixou 111 mortos na Casa de Detenção. A reunião que deu origem do IBCCRIM contou com magistrados, advogados, juízes, promotores, procuradores, delegados e acadêmicos, entre eles, o jurista Alberto Silva Franco. Atualmente presidido pela criminalista Marina Coelho Araújo e pelo vice-presidente Alberto Toron, o IBCCRIM tem milhares de associados de todo o País. O Instituto contribui para o desenvolvimento e a disseminação das Ciências Criminais por todo o país, promovendo diálogos entre academia, poder público e sociedade civil. Reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação na área de produção científica -- incluindo o acervo de sua Biblioteca, a mais completa em Ciências Criminais da América Latina -- o IBCCRIM realiza cursos, eventos, debates e iniciativas de extensão universitária e iniciação científica e participa como amicus curiae de processos nas instâncias superiores. As publicações produzidas pelo Instituto, além das notas técnicas e pareceres sobre projetos de lei e ações judiciais de grande repercussão, são referências para pesquisadores, profissionais, jornalistas e estudantes.

Palavras-chave: 28º Seminário Internacional de Ciências Criminais IBCCRIM Inscrições Abertas

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/28o-seminario-internacional-de-ciencias-criminais-do-ibccrim-reune-mais-de-30-palestrantes-em-sao-paulo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid