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Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019
ISSN 1980-4288

O uso do Twitter na Advocacia

Twitter pode ser uma poderosa arma na criação de uma marca jurídica forte, devido à sua popularidade massiva

Fonte: Strutzel & Longo - Marketing Jurídico

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O que é Microblog


O Twitter nasceu sob a classificação de microblog, ou seja, uma ferramenta que utiliza o conceito de blog, onde o usuário publica seu próprio conteúdo, limitando as mensagens a, no máximo, 140 caracteres. Estas publicações (Tweets) são enviadas pela web ou por aplicativos de navegadores e smartphones e podem ser vistas na página de perfil do usuário que as envia ou por um público restrito que escolhe espontaneamente "seguir" tal usuário.


Existem algumas poucas regras de utilização do Twitter, porém a mais interessante delas diz respeito às hashtags, que são formas de destacar assuntos de interesses específicos, que podem ser pesquisados. Para se criar ou utilizar uma hashtag basta utilizar o caracter Cerquilha (#) na frente da palavra (ex: #marketingjuridico), sem espaços e sem acentos. O assunto dos Tweets pode variar tanto quanto for a criatividade ou objetivo do autor, mas o seu uso já vem sendo moldado com eficiência nas mais diversas atividades profissionais.


Além de ter suas publicações indexadas pelo Google, o twitter possui ainda sua própria ferramenta de busca, onde podem ser pesquisados perfis de usuários, assuntos específicos (hashtags) e principalmente os assuntos mais populares por períodos e regiões, os chamados TrendingTopics.


O tamanho do Twitter


Atualmente o Twitter é um dos sites mais populares e com maio tráfego de toda a web, sendo a terceira maior rede social. O Brasil já está entre os cinco países com maior números de perfis, contabilizando mais de 10 milhões de pessoas utilizando o popular microblog, seja para uso pessoal ou profissional. A idade destes usuários, com maior penetração na faixa etária de 25 à 35 anos, indica que a ferramenta é mais utilizado por um público mais maduro.


Vantagens


Em função da grande popularidade e da possibilidade de acompanhar perfis de interesses específicos, o Twitter é uma excelente ferramenta para relacionamento com os clientes, pois permite a interação social nos mais diversos níveis, além de ser uma forma rápida de comunicação e divulgação.


Outra grande vantagem do Twitter é o seu motor de busca, onde se pode pesquisar as mais variadas tendências nos TrendingTopics a fim de descobrir a popularidade, relevância e importância de assuntos específicos.


O Twitter e o Código de Ética


Uma vez que se caracteriza como uma ferramenta de comunicação, obviamente o Twitter se enquadra nas disposições e restrições estabelecidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB e do Provimento 94/2000, portanto deve respeitar estas diretrizes.


Além do bom senso na hora de "Twittar", a indicação é que nunca se publique mensagens de auto-promoção ou de cunho mercantilista e publicitário. É preferível postar assuntos relacionados à atuação do escritório como artigos, notícias e informações de mercado, decisões judiciais publicadas na mídia, links para matérias relevantes às atividades de clientes e seguidores. Ou seja, procurar sempre a produção de conteúdo voltado aos interesses dos clientes.


Boas Práticas


1. Utilizar a identificação do Twitter (@seuNome) além do e-Mail e endereço de site.


2. Divulgar, através do Twitter, o link de artigos publicados no blog do escritório ou do advogado.


3. Utilizar as Hashtags (#exemplo) para divulgação de assuntos pontuais e específicos, relevantes a determinados seguidores.


4.Criar perfis diferentes para os advogados e para o escritório


5. Definir uma "linha Editorial" bem clara sobre o tipo de conteúdo a ser publicado


6. Não fale no Twitter o que não falaria pessoalmente


7. Seguir fontes de informação relevantes com o negócio dos principais clientes


Estratégias


Apesar de ser uma plataforma intuitiva e fácil de utilizar, o Twitter pode ser uma poderosa arma na criação de uma marca jurídica forte, devido à sua popularidade massiva. Quando bem utilizado e seguindo estratégias bem definidas, o Twitter, é uma ferramenta de grande valia para comunicação, informação e relacionamento.


Para que os resultados com a utilização do Twitter sejam os mais eficazes, é imprescindível que as ações no microblog estejam orientadas a objetivos claros e dentro de um Planejamento Estratégico que integre as ações de outras ferramentas. A Strutzel %26 Longo é especialista em meios digitais orientados ao Marketing Jurídico, e auxilia bancas de advogados na utilização do Twitter como ferramenta de comunicação, de forma ética.

Palavras-chave: Twitter; Advocacia; Marca jurídica; Popularidade massiva

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