Advogado, como Você cuida do seu marketing pessoal?

Confira as dicas sobre Marketing Pessoal da colunista Lisandra Thomé

Fonte: Lisandra Thomé

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O mercado da advocacia está cada vez mais concorrido e o grande número de profissionais que se formam todos os anos é um fato cada vez mais alarmante. Com o aumento da concorrência, a questão que vem martelando as mentes dos advogados brasileiros é: Como se diferenciar em um mercado onde todos os profissionais possuem as mesmas necessidades e os mesmos desejos?


Bom, a resposta a esta questão é muito simples. Ser bom tecnicamente é apenas parte da solução. A outra parte da solução é desenvolver habilidades e competências comportamentais que vão diferenciar o advogado de sucesso, do advogado feijão com arroz. E o que é ser um advogado feijão com arroz? A advocacia feijão com arroz é aquela que valoriza apenas a técnica, sem se preocupar com o desenvolvimento pessoal e o marketing do advogado.


O advogado precisa entender que para se destacar no mercado tão concorrido da advocacia, precisa pensar como um empreendedor, precisa inovar e desenvolver aquele “plus” que irá diferenciá-lo dos demais e torná-lo uma referência no mercado.


De que adianta ser dedicado, estudioso e atuante se ninguém souber disso? Se você não mostrar as suas qualidades e competências ao mercado, não será notado!


E uma das estratégias que advogados de sucesso têm bem desenvolvida é o marketing pessoal. E, ao contrário do que se pensa, desenvolver o marketing pessoal vai muito além da ideia de se vestir bem, pois se trata, antes disso, de uma mudança de comportamento, da construção de uma imagem positiva para os outros.


Confira abaixo algumas dicas e saiba como fazer um bom marketing pessoal para alavancar ainda mais a sua carreira:


1. Cuidados com a sua Imagem


É importante que o advogado se vista de acordo com o contexto em que está inserido. Tenha o cuidado de saber se vestir adequadamente para cada circunstância. Em qualquer compromisso profissional, apresente-se condizente com a profissão. Outro fator importante é ter uma postura profissional adequada, saber se comportar em um contexto profissional, agindo de acordo com a sua função e dentro da expectativa dos seus clientes ou superiores.


2. Capacidade de Comunicação


Desenvolva uma comunicação clara, objetiva e eficiente. Tenha cuidado com o seu vocabulário e evite usar gírias e palavras de baixo calão. O processo da boa comunicação tem dois sentidos, e por isso também é muito importante saber ouvir. Por isso, desenvolva a escuta ativa.


3. Seja Pontual


A pontualidade diz muito sobre você. Quando você se atrasa para uma entrevista, uma reunião ou outros compromissos, além de ser muito desagradável, gera desconfiança e põe em dúvida o seu profissionalismo. Deixar uma pessoa esperando, seja um cliente, um recrutador ou um colega, significa que você considera que o seu tempo é mais importante do que o dele ou que você não considera a outra pessoa importante, passando a imagem de que você é uma pessoa arrogante. Além disso, atrasos também passam a imagem de que você não é muito honesto, porque as pessoas honestas cumprem a palavra e seguem os compromissos, inclusive os de tempo. Se eventualmente vai se atrasar, ao menos ligue para avisar. Esta atitude demonstra que você se importa com a outra pessoa e valoriza o seu tempo.


4. Seja Responsivo


Responder aos e-mails e às tentativas de contato de seus clientes é fundamental para manter a confiança e a boa imagem. Se você não se dá ao trabalho de responder aos e-mails de seus clientes e de outras pessoas, isso pode demonstrar falta de interesse, e até mesmo desrespeito, passando a imagem de descomprometimento e ineficácia.


5. Desenvolva seu Networking


Procure frequentar lugares onde o seu público está. A ideia é você aumentar ao máximo a sua lista de contatos para depois desenvolvê-los em potenciais clientes. Nestas conversas, não comece se apresentando como advogado. Deixe que no decorrer da conversa você terá a oportunidade de fazer a devida apresentação, mostrando para a pessoa que você talvez seja uma solução para o seu problema.


6. Tenha Sempre o seu Cartão de Visitas


O bom advogado sempre carrega o seu cartão de visitas em seu bolso ou em sua carteira para apresentá-lo em qualquer reunião ou encontro realizado. Então não se esqueça de ter o seu cartão personalizado sempre com você.


7. Humildade


Esteja sempre aberto para aprender coisas novas. Não se considere melhor que os outros, nem sabedor de tudo e que não há mais nada que não precise aprender. Quem faz isso passa a imagem de arrogante.


8. Seja Criativo e Inovador


Mostre disponibilidade e sugira ideias que contribuam para a resolução de problemas de seus colegas e clientes.


9. Use as Redes Sociais com Responsabilidade


As redes sociais podem ser utilizadas para apresentar a sua imagem e a do seu escritório. A utilização do Linkedin e do Facebook pode ser uma excelente estratégia de marketing baseada na educação e na informação, expondo para seus clientes e amigos toda a sua expertise na sua área de atuação. Assim, é muito importante que você utilize as redes sociais com responsabilidade, não expondo conteúdos e opiniões que possam comprometer a sua imagem pessoal e profissional.


Veja, portanto, que o marketing pessoal é a primeira ferramenta a ser trabalhada para quem deseja ter uma carreira sólida e cada vez mais próspera. Cabe a você investir em seu desenvolvimento pessoal a fim de aprimorar suas competências e seus comportamentos e alcançar grandes resultados em um curto espaço de tempo, e para isso, o Coaching, poderoso processo de desenvolvimento humano, pode ser um excelente aliado. Se quiser saber mais, pergunte-me como. Terei um enorme prazer em lhe ajudar!


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Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Marketing Pessoal Mercado de Trabalho Advocacia Empreendedor

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