Fim de uma era

Por Gisele Leite.

Fonte: Gisele Leite

Comentários: (0)




Depois de setenta anos de reinado, a morte da Rainha Elizabeth II acontece justamente em uma encruzilhada econômica no Reino Unido. Em um dos derradeiros atos da monarca foi dar posse à nova primeira-ministra Liz Truss, que tem o desafio de finalizar o Brexit e provar que a economia inglesa poderá se reabilitar fora da União Europeia. Caberá, ainda, a premiê reverter a atual crise energética urgente e a desvalorização da moeda.

Enfim, o temido e sempre adiado fim do reinado inglês foi recebida com comoção a morte da Rainha Elizabeth II, faleceu no Castelo de Balmoral, na Escócia, uma de suas propriedades favoritas.

Seus quatro filhos, Charles (o novo rei, doravante Charles III) de 73 anos, Anne de 72 anos, Andrew de 62 anos e Edward de 58 anos que estavam viajando para ficar em companhia da mãe. Também os netos se dirigiam ao mesmo lugar, os príncipes William, de 40 anos e Harry de 37 anos. Esse último e Megham deixaram de fazer parte dos membros ativos da família real em janeiro de 2020, quando se mudaram para os EUA, em meio de boatos de desentendimentos entre os familiares.

Ainda no início de 2022, a Rainha contraiu a Covid-19 e relatou que após a doença passou a ficar muito cansada e exausta. E, desde março apresentava problemas na mobilidade tanto que chegou comprar carrinho de golfe para auxiliá-la em sua locomoção.

Foi uma monarca ativa durante todo o seu reinado, mas começou se afastar da cena pública apenas recentemente. Em junho de 2022, deixou de participar do evento em comemoração aos setenta anos de seu reinado, o Jubileu de Platina, pois, de acordo com o Palácio de Buckingham, ela teria sentido um desconforto.

No mês seguinte, reduziu as aparições oficiais. E, o outro compromisso da rainha preciso ser desmarcado devido aos problemas de saúde que fora em forma de reunião virtual com os ministros.

A primeira-ministra desabafou que a Rainha era "a pedra na qual o país foi construído" e destacou que a nação inglesa cresceu e floresceu sob seu reinado. Enfim, é uma grande perda. Seu reinado foi marcado pela serenidade e firmeza que demonstrava não apenas diante da família, mas também com os várias gerações de políticos.

Sua atuação inspirou o país mesmo em tempo difíceis da Segunda Guerra Mundial, com Churchill, até a recente convulsão do Brexit. Superou o desmantelamento do Império britânico ao longo de todo século XX, a Guerra Fria, os swinging sixties dos Beatles, o fim do comunismo, a volta do liberalismo sob Thatcher e o renascimento de Londres nos anos de 2000.

Manteve-se como figura central e simbólica de Ocidente democrático, consagrando a união de sucesso da modernidade com a tradição secular. Teve manifestações de massa de afeto em seus jubileus, o de prata, ouro e diamante que testemunharam o especial lugar que a Rainha ocupou. Quinze primeiros-ministros que a serviram, demonstraram seu profundo conhecimento, experiência em assuntos mundiais e domínio da neutralidade política.

Jamais deixou se abalar com os escândalos tais como as possíveis traições de seu marido, quando jovem, o seu filho Andrew envolvido em escândalos sexuais e, até mesmo o explosivo relacionamento de Charles e Diana, a princesa que rivalizou em popularidade com a Rainha e, acarretou a maior crise da família real inglesa.

Um dos poucos deslizes cometidos foi fazer um discursos sobre a pobreza bem ao lado de um piano feito de ouro. A fortuna da Rainha sempre era alvo de especulações, mas nunca oficialmente informada, mas, o patrimônio total da Coroa Britânica é de US$ 28 bilhões.

Liz Truss herdará a hercúlea tarefa de consolidar a saída do Reino Unido da União Europeia, ou seja, o Brexit. O que criou um desafio econômico que deverá ser enfrentado com as promessas de renovação econômica doravante livre das amarras burocráticas do bloco europeu, o que ainda não se concretizou.

Ao revés, o Brexit causou dificuldades ainda não superadas e, a pandemia de Covid-19 paralisou a economia, ainda que tenha mostrado ao mundo a excelência da ciência britânica que foi a primeira vacina criar e Londres foi a primeira cidade do mundo a se vacinar.

Também a guerra da Ucrânia agravou a situação e acarretou crise energética grave, que se tornou um problema imediato do novo governo. Resultando na aumento da taxa de juros, a desvalorização da libra e a alta da inflação em proporções históricas e, que apontam os firmes obstáculos que estão à frente.

O funeral da Rainha em toda sua solenidade serve para trazer sentimento de continuidade, confiança e agradecimento. O Rei Charles III que aliás, demonstra estar despreparado para o reinado, pois consegue se irritar com uma simples caneta tinteiro, com seus robustos dedos em formato de “salsicha” (sintoma de dactilite, inflamação dos dedos das mãos que atinge tendões e articulações).

Rei Charles III se irritou com tinta vazada de caneta: “Não suporto essa maldita coisa” O Rei Charles III se irritou com uma caneta em 13.09.2022, por causa de uma tinta que vazou enquanto ele escrevia o nome no livro de visitantes do Castelo de Hillsborough, na Irlanda do Norte.

O Reino Unido precisará reencontrar ou reconstruir sua identidade diante da morte da Rainha  Elizabeth II. Desde a era vitoriana, da tataravó da Rainha, que tanto marcou a humanidade do século XIX, foi um tempo em que a ciência triunfou, a democracia liberal se disseminou e a economia industrial deslanchou, dando assim os primeiros passos para a globalização que veio a se consolidar no século seguinte.

A morte da Rainha encerra um grande capítulo de grandes transformações de uma monarca mais longeva após Luis XIV, da França, e que se transformou em um ícone da cultura ocidental sendo respeitada por súditos e admirada em todo o mundo, até mesmo, por seus opositores.

Ao morrer, a Rainha Elizabeth II, deixa o Reino Unido para Charles III que terá a laboriosa tarefa de rivalizar seu recém-reinado com a insuperável e incontestável estatura de sua mãe.


Gisele Leite

Gisele Leite

Professora Universitária. Pedagoga e advogada. Mestre em Direito. Mestre em Filosofia. Doutora em Direito. Conselheira do INPJ. Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas. Consultora Jurídica.


Palavras-chave: Fim Era Morte Rainha Elizabeth II

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/gisele-leite/fim-de-uma-era

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid