Feliz dia do professor

Considerações da colunista Gisele Leite sobre o "dia do professor".

Fonte: Gisele Leite

Comentários: (0)




Comemora-se em quinze de outubro do Dia do Professor no Brasil e, o motivo advém do Brasil do Primeiro Império pois em 15 de outubro de 1827, é o dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila , e o Dom Pedro I , o Imperador do Brasil exarou decreto que impôs o Ensino Elementar no Brasil e, assim "todas as cidades, vilas, vilarejos e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras. Já se cogitava sobre a descentralização do ensino, sobre o salário dos mestres, das disciplinas básicas que todos os alunos deveriam aprender e até mesmo sobre como os professores deveriam ser contratados.


Após cento e vinte anos do referido decreto imperial, um professor paulista teve a boa ideia de transformar a data em feriado, tornando-se uma tradição de homenagear os professores na data, em referência ao Decreto de Dom Pedro I.  Em verdade, a ideia surgiu devido ao período letivo do segundo semestre escolar ser demasiadamente longo, pois ia de primeiro de junho até quinze de dezembro, tendo somente dez dias de férias em todo o período. 


Apenas a partir dos anos 1930 houve o surgimento de grupos escolares e foi que o ensino público gratuito passou a se organizar e atender maior número de alunos. Nessa época, o Poder Público passou a se responsabilizar efetivamente pela educação das crianças. Assim, houve a expansão e interiorização dos grupos escolares e as primeiras escolas de formação superior de professores em licenciaturas.


E, por estarem exaustos, pequeno grupo de quatro educadores liderados por Samuel Becker, teve essa ideia de instituir um dia de folga para os professores. Também serviria como ocasião para se analisar e refletir sobre os rumos do restante do ano letivo.


A sugestão fora muito bem recepcionada e a comemoração obteve a maciça presença de docentes e discentes que levavam doces e quitutes saborosos para a confraternização. No discurso de Becker  além de ratificar a data como encontro anual, ficou famoso pela frase: “Professor é profissão. Educador é missão” . 


A celebração foi um sucesso e espalhou-se por todo Brasil e, reprisada nos anos seguintes, até quer fora finalmente formalizada pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, onde se definiu e consagrou que para comemorar condignamente o Dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e famílias.


Com a Primeira Guerra Mundial, a escola e escolarização sofreram grandes impactos. E há um grande questionamento sobre a escolarização em massa. E, como solução surgiu o movimento Escola Novista  que buscou criar condições, a partir da educação para a guerra e seus horrores não voltassem mais a ocorre no mundo. Seus principais representantes foram Dewey , Freinet e Fröebel .


Com o pós-guerra, os projetos educacionais se baseavam em dois eixos, a saber: procura do desenvolvimento econômico inscrito no progresso das descobertas tecnológicas e científicas e, ainda, o compromisso do Estado-Providência com a redistribuição das riquezas entre as diversas classes da sociedade.


Somente no final do século XX que se erigiu a exigência de formação superior passa a ser feita também para os anos iniciais de escolarização e que a educação infantil  entrou no objetivo da formação de pedagogos. Essa mudança trouxe uma grande transformação no cenário educacional.


Outro ponto de destaque da profissão é a presença massiva de mulheres. Lembrando que inicialmente, o sistema escolar previa a separação de alunos por sexo, havendo escolas masculinas (voltadas para uma gama de conhecimentos mais ampla), com docentes masculinos; e as escolas femininas com professoras. A reconfiguração de escolas mistas só ocorreu na virada do século XX e, ainda assim, por muitos anos, ainda persistiu a divisão das escolas secundárias e dos internatos educacionais masculinos e femininos.


No dia 05 de outubro é celebrado o Dia Mundial do professor, essa data fora instituída pela UNESCO, com o objetivo de enaltecer a relevância do professor, baseada nas prioridades estratégicas de elevar a qualidade docente e preencher a carência de professor no mundo. Nota-se igualmente, que nessa mesma data, se comemora o Dia de Santa Tereza D'Ávila, a padroeira dos professores.  


Uma curiosidade, o dia do professor é comemorado em datas diferentes ao redor do mundo. Na Argentina é comemorado no dia onze de setembro, no Paraguai é comemorado no dia trinta de abril, no Chile no dia dezesseis de outubro, no Uruguai é comemorado em vinte e dois de setembro, no México é comemorado no dia quinze de maio, na Índia é comemorado no dia cinco de setembro, na Tailândia é comemorado em dezesseis de janeiro, na Bolívia é comemorado no dia seis de junho, em Hong Kong é comemorado em dez de setembro bem como na China.


A UNESCO estima atualmente que exista uma escassez de professores em relação ao número de crianças e jovens que necessitam de educação. Em 2015 faltariam, pelo menos 5,24 milhões de professores para cumprir essa demanda.


Por isso, mais do que nunca, precisamos comemorar o dia do professor, valorizá-lo e, principalmente incentivar que os jovens venham se unir em prol da evolução da humanidade.


Referências:


CARDIM, Paulo. Professor é profissão. Educador é missão. Disponível em: http://www.belasartes.br/diretodareitoria/artigos/professor-e-profissao-educador-e-missao Acesso em 15.10.2018.


CHARÃO, Cristina. A história da constituição da profissão docente no Brasil ajuda a entender como chegamos ao quadro de desprestígio atual. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com.br/desvalorizacao-historica/ Acesso em 15.10.2018.


NÓVIA, António. O passado e o presente dos professores. In: Nóvoa, António Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1995.


SOUSA, Rainer. O professor ao longo do tempo. Disponível em:https://historiadomundo.uol.com.br/curiosidades/o-professor-ao-longo-do-tempo.htm  Acesso em 15.10.2018.


SOUZA, Maria Verônica de. Profissão Docente: História, Condições de Trabalho e Questão Salarial. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario6/arqs/Trab_completos_politicas_educacionais/Profissao_docente_historia_condicoes_trabalho.pdf   Acesso em 15.10.2018.


XAVIER, Libânia N. A construção social e histórica da profissão docente . Uma síntese necessária. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n59/02.pdf Acesso em 15.10.2018.


Gisele Leite

Gisele Leite

Professora Universitária. Pedagoga e advogada. Mestre em Direito. Mestre em Filosofia. Doutora em Direito. Conselheira do INPJ. Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas. Consultora Jurídica.


Palavras-chave: Dia do Professor Brasil UNESCO Poder Público Educação

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/gisele-leite/feliz-dia-do-professor

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid