Enigmas cariocas. Tolueno & Eclipse

Por Gisele Leite

Fonte: Gisele Leite

Comentários: (0)




Um vazamento de tolueno que contaminou a água da Cedae foi encontrado próximo ao oleoduto e imagem aérea mostra mancha em Rio. O referido vazamento levou à interrupção da operação em sistema que abastece a dois milhões de pessoas e a política apura. 

Os representantes da Secretaria de Estado de Ambiente do RJ e da CEDAE afirmam que existem indícios de que o vazamento químico que levou à suspensão da captação de água em cinco cidades do Rio de Janeiro e que saia de um oleoduto da Petrobras. 

A investigação poderá investigar se a referida contaminação saiu ou não do mencionado oleoduto, uma vez que a Petrobras afirma que não tem usado o duto para transporte de substâncias.

Em nota, a Transpetro que é a subsidiária responsável pelos dutos da Petrobras informou que não identificou qualquer despressurização  nos dutos que passam pelo município de Magé e ainda mobilizou imediatamente suas equipes para a região com o fito de inspecional visualmente na faixa de duto. E, até o presente momento não foi localizada nenhuma normalidade.

Outra possibilidade é que em razão das cheias causadas pelas chuvas, essa substância que estaria no solo emergiu e contaminou os rios. A principal preocupação é restabelecer a produção e abastecimento de água, afirmou o presidente da Cedae. Imagens aéreas obtidas pelo g1 mostram uma mancha escura se deslocando para o Rio Guapiaçu, afluente do Rio Macacu, em Magé, na Baixada Fluminense. O rio abastece o sistema Imunana-Laranjal.

O sistema teve operação suspensa na quarta-feira dia 3 de abril de 2024 , após o produto químico tolueno ser encontrado na água e pode causar problemas de saúde caso seja ingerido. Lembremos que a concentração máxima permitida por lei é de 30 microgramas por litro de água. Foram instaladas barreiras de contenção nesta quinta para barrar a passagem do tolueno.

A expectativa é que, até o fim desta quinta, dia 4 de abril, a captação de água no manancial possa ser retomada. "Águas de Niterói segue acompanhando o processo de restabelecimento do sistema, incluindo as análises da água, controlando os reservatórios da cidade, e enviando comunicações aos clientes. Águas de Niterói está com 30 caminhões-pipa abastecendo os locais que prestam serviços essenciais".

Mais um enigma carioca se empilha com outros tantos... afinal, por que mataram Mariele? Há mais de trinta horas seguidas permanece a falta de água.

No próximo dia 8 de abril teremos um eclipse total do Sol, que está sendo chamado, com muita justiça, de “O Grande Eclipse Norte-Americano”, pois vai cobrir praticamente todos os Estados Unidos e ainda grande parte do México e do Canadá.

A duração do eclipse será de cerca de quatro minutos e meio. Ou seja, esse eclipse será visto por uma grande área do planeta e ainda terá uma excelente duração, pois o máximo que um eclipse solar pode durar é cerca de sete minutos e meio. 

A expressão “O Grande Eclipse” foi utilizada no eclipse de 2017, que teve uma duração mais curta, mas se projetou por uma área ainda maior, passando, inclusive, pelo Brasil. O diretor de Astronomia lembra que ainda este ano, em 2 de outubro, haverá um outro eclipse solar, anular.

E será visto como um eclipse parcial aqui do Rio de Janeiro, com uma pequena parte do Sol coberta pela Lua no fim do dia. Durante um eclipse total do Sol, o dia escurece. Fica noite mesmo e a natureza se comporta exatamente como se comporta ao anoitecer: a temperatura diminui, venta, mosquitos e outros animais noturnos aparecem e surgem as estrelas.

Entre eclipse e mistérios... é preciso eficiência na responsabilidade da concessionária fornecedora de água para consumo em geral. O tolueno, também conhecido como metilbenzeno (methybenzene, em inglês), é um hidrocarboneto aromático, inflamável, incolor, volátil, de odor característico e altamente danoso à saúde se ingerido ou inalado e pode chegar ao corpo humano através do sistema respiratório, já que é a principal via de exposição ao tolueno – e quando inalado, é conduzido aos pulmões e difundido para a corrente sanguínea.

Alerta-se ainda que o Tolueno pode levar à dependência, já que o composto é um depressor do sistema nervoso central (SNC) e tem um processo semelhante ao que ocorre com a ingestão de álcool.


Gisele Leite

Gisele Leite

Professora Universitária. Pedagoga e advogada. Mestre em Direito. Mestre em Filosofia. Doutora em Direito. Conselheira do INPJ. Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas. Consultora Jurídica.


Palavras-chave: Enigmas Cariocas Tolueno Eclipse

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/gisele-leite/enigmas-cariocas-tolueno-eclipse

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid