A origem da palavra Direito e algumas curiosidades

Por Paulo Schwartzman.

Fonte: Paulo Schwartzman

Comentários: (0)




Olá leitores, tudo bem? Pensei em trazer algo mais leve e divertido para a coluna dessa semana, por isso vamos falar agora sobre a palavra Direito.

Bem, comecemos do começo. A origem da palavra Direito remonta à ideia de balança. Exatamente, pois quando o fiel da balança fica centralizado de forma ereta dizia-se na Roma Antiga que ele ficava “de+rectum”, o que veio a derivar justamente na palavra direito.

Não à toa que nas situações em que algo está errado costumamos dizer que há algo “torto” nelas. Isso é uma retomada da ideia de que o que está reto está correto.

Outro fato que deriva dessa origem da palavra Direito é aquele de que em várias línguas encontramos palavras similares ao nosso Direito. Temos, nas línguas latinas: derecho (espanhol); diritto (italiano); droit (francês); dreapta (romeno). Já em alemão nós possuímos o recht e em inglês o right. Vê-se que a sonoridade das línguas latinas com a locução de rectum é grande, e que mesmo em algumas línguas não latinas é possível ver certa semelhança, o que denota a importância ainda hoje perceptível do latim (que inclusive se chama assim porque era o que falavam os habitantes do Lácio – região essa que abrange a cidade de Roma).

Por fim, para terminar a coluna dessa semana, gostaria de pontuar uma curiosidade sobre o termo direito em si, este que, pelo menos no português, é polissêmico, podendo referir-se ao conjunto de normas que existem no ordenamento, a uma classificação de ramos acadêmicos de estudo e também a uma “faculdade de agir” (como diriam os livros jurídicos, em latim, a facultas agendi), ou seja, ao sentido de que há a possibilidade de se tomar uma medida para corrigir uma situação injusta. Outras línguas optaram por resolver essa questão de polissemia com a adoção de mais de uma palavra, como a inglesa, na qual existem os termos right (para designar essa “faculdade de agir”) e o law a fim de significar o ordenamento e as disciplinas de estudo.


Paulo Schwartzman

Paulo Schwartzman

Paulo Schwartzman é “Mestrando em Estudos Brasileiros no IEB/USP. Revisor na Revista Brasileira de Meio Ambiente (ISSN 2595-4431). Já trabalhou em diversas instituições públicas e privadas do sistema de Justiça, como em escritórios de advocacia e Defensoria Pública. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo com a tese de láurea - Do tempo e da confiança na Justiça: Um mecanismo que permite a execução das multas fixadas em decisão judicial não final, bem como soluciona o problema de seu destinatário em caso de não procedência da ação - (2015). Pós-graduado em Direito Civil pela LFG (Anhanguera/UNIDERP) (2017) com o artigo científico - Negócio jurídico processual: Uma análise sob a perspectiva dos planos da existência, validade e eficácia; possui também pós-graduação em Direito Constitucional com ênfase em Direitos Fundamentais (Faculdade CERS) (2021) e pós-graduação em Direitos Humanos pela mesma instituição (Faculdade CERS) (2021). Pós-graduado em Direito, Tecnologia e Inovação com ênfase em direito processual, negociação e arbitragem pelo Instituto New Law (Grupo Uniftec) (2021). Assistente Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com lotação no gabinete da magistrada Edna Kyoko Kano desde 2016. Previamente, laborou como Escrevente Técnico Judiciário no mesmo Tribunal. Avaliador e mediador de diversos trabalhos de pré-iniciação científica no Programa Cientista Aprendiz - Colégio Dante Alighieri (2016, 2018, 2019. 2020 e 2021). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: celeridade, direito e tecnologia, negócio jurídico processual, planos dos negócios jurídicos (escada ponteana), astreintes. Adepto da interdisciplinaridade, possui como cerne de sua pesquisa uma abordagem holística de temas atuais envolvendo o Brasil, o sistema jurídico e o ensino.” Link: http://lattes.cnpq.br/6042804449064566


Palavras-chave: Origem Palavra Direito Algumas Curiosidades Coluna Direito com Paulo

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/direito-com-paulo/a-origem-da-palavra-direito-e-algumas-curiosidades

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid