Recuperação Judicial: Quem pode solicitar?

Recuperação Judicial: Quem pode solicitar?

Fonte: Equipe do Soluções Industriais

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Quem é dono do seu próprio negócio sabe todas as dificuldades que uma empresa pode atravessar, ainda mais em tempos de crise, nos dias de hoje, gerenciar seu próprio empreendimento nem sempre é uma tarefa fácil e é preciso ter muito cuidado para que a sua corporação de confecção de uniformes, por exemplo, não vá a falência.

Acredite, fechar as portas é algo muito mais comum do que você imagina, seja por uma má administração financeira, ou qualquer erro que aconteça, em 2021 por exemplo, cerca de 622 companhias fecharam as portas de maneira definitiva.

Mas em contrapartida, 617 conseguiram a recuperação judicial e restabeleceram suas atividades, essa é uma saída para muitos empreendedores que já começam a enxergar o fundo do poço. Mas você sabe o que é a recuperação judicial? Ou quem pode solicitar ela? No texto de hoje vamos falar tudo sobre esse tema para você, preparado? Então vamos lá!

O que significa recuperação judicial?

Antes de tudo é preciso entender o que significa recuperação judicial, ela é um meio utilizado por empresas para que elas não sejam levadas à falência, ou seja, durante um determinado período, as companhias podem renegociar suas dívidas recuperando suas atividades e evitando o fechamento, a demissão e a falta de pagamentos dentro de uma empresa.

Ela tem como principal objetivo, apresentar uma solução em meio a uma época de crise, mostrando que mesmo com tantas adversidades, ainda é possível ter seu próprio negócio com funcionamento a todo vapor, é claro, renegociando as dívidas.

Assim que a recuperação judicial é solicitada, a empresa adquire o que é chamado de moratória, ou seja, o pagamento de credores é adiado ou até mesmo suspenso, disponibilizando para as empresas, que elas foquem no pagamento dos funcionários, matérias-primas, e qualquer fator fundamental para manter seu negócio de manutenção de elevadores com as portas abertas.

Quem pode solicitar a Recuperação Judicial?

Por mais que seja uma ótima saída e uma verdadeira luz no fim do túnel para as empresas, não é todo mundo que tem direito a solicitar a recuperação judicial, só pode realizar a solicitação, empresários, sociedades e companhias áreas, porém com algumas restrições.

O empresário poderá requerer o benefício da recuperação judicial que exerça regularmente as suas atividades há mais de 2 anos, além de atender os seguintes requisitos de acordo com a lei:

(i) não ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitada em julgado, as responsabilidades daí decorrentes; (ii) não ter, há menos de cinco anos, obtido concessão de recuperação judicial; (iii) não ter sido condenado ou não ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por crimes falimentares.

Qualquer empresário que cumpra esses requisitos, pode solicitar a recuperação judicial, lembrando que ela não se enquadra para algumas empresas como: consórcios; planos de assistência à saúde; entidades de previdência complementar; empresas públicas; sociedades de economia mista; instituições financeiras públicas ou privadas e cooperativas de crédito.

Como solicitar a recuperação judicial?

Se a sua empresa se enquadra nos pré-requisitos e você quer solicitar uma recuperação judicial saiba que é bem simples que ele aconteça, primeiro é preciso contratar um advogado e representante legal da empresa perante ao juiz.

Posteriormente, a empresa deve apresentar os motivos que levaram até a crise financeira que foi instaurada, com as demonstrações contábeis, extratos bancários, relação de bens da empresa e dos sócios, relação nominal dos credores e um plano completo de recuperação.

Depois de reunir toda essa documentação na sua empresa que trabalha com a venda de embalagem plástica e apresentá-la até o juiz, ele vai analisar o caso e decidir se vale ou não efetuar a recuperação judicial, caso a resposta seja positiva, um administrador judicial será nomeado para fiscalizar todo o processo de recuperação.

Caso tudo dê certo, a dívida pode ser quitada a longo prazo, chegando até a 10 anos dependendo do caso selecionado, um ótimo período para que a empresa consiga se realocar dentro do mercado profissional.

Você já conhecia sobre a recuperação judicial? Acredita que essa é a melhor forma de uma empresa escapar da falência? Conte pra gente sua opinião nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Palavras-chave: Confecção de Uniformes Manutenção de Elevadores Embalagem Plástica Recuperação Judicial

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/recuperacao-judicial-quem-pode-solicitar

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid