Robô jurídico: Qual a sua importância para uma boa atuação do escritório?

O robô jurídico é uma inovação que vem ao mercado com a intenção de suprir lacunas de atendimento e agilizar a protocolização de ações judiciais.

Fonte: Equipe do Soluções Industriais

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O robô jurídico é uma inovação que vem ao mercado com a intenção de suprir lacunas de atendimento e agilizar a protocolização de ações judiciais.

Com o uso de um robô jurídico, um escritório de advocacia vai ter diversas vantagens sólidas para prestação de serviços como, por exemplo:

        Mais velocidade de atendimento ao cliente;

        Melhor organização de processos;

        Aumento de produtividade;

        Diminuição da mão de obra;

        Entre outros.

No entanto, ainda existem poucas informações sobre o que é um robô jurídico e qual é, ou será, a sua importância na flexibilização dos serviços advocatícios.

Foi pensando em questões dessa magnitude e a necessidade de inteirar o nosso leitor com o que há de mais avançado no mercado, que produzimos esse artigo. Gostou do assunto? Então siga conosco e veja mais a seguir.

O que é um robô jurídico?

Antes de entrarmos na questão sobre as características de um robô jurídico em geral, precisamos definir primeiramente o critério de robô. De acordo com a engenharia eletrônica, um robô se define por inteligência Legal Aprimorada (Enhanced Legal Intelligence) e esses tipos de máquinas estão em diversos segmentos do mercado comercial, como nas indústrias que fabricam compressor parafuso, por exemplo.

A intenção dos robôs é flexibilizar a mão de obra humana, realizando tarefas que possam ser complicadas ou demoradas, atrapalhando o andamento de outros processos produtivos. E é desse ponto que nasce a necessidade de um robô jurídico.

Estudos apontam que em média os escritórios de advocacia demoram até 7 dias para conseguir realizar a protocolização de uma ação judicial, sendo que esse tempo poderia ser radicalmente diminuído, se o processo de coleta e organização de dados fosse aprimorado.

Tal como funciona na indústria, quando um pedido de remessa de batedeira industrial não é satisfatória, por exemplo, muitas vezes a sua produção acaba sendo recusada.

O mesmo acontece com escritórios de advocacia, que acabam desistindo de determinadas ações jurídicas, por ter uma certa convicção de que ela não terá grandes retornos e o trabalho de sua protocolização não será compensatório.

Os benefícios do robô jurídico

Tendo em vista os desafios que escritórios de advocacia têm para administrar de forma eficiente processos judiciais, aqui ressaltamos as grandes soluções que o robô jurídico vem trazendo para o setor.

Se o seu cliente é uma empresa especializada em descarte de lixo eletrônico, por exemplo, e está com uma ação judicial contra um cliente ou um fornecedor, o robô será responsável por serviços de pesquisa e coleta de informações, tal como sua organização para melhor manuseio e entendimento do advogado.

O mais impressionante nesse caso, está na agilidade em que esses robôs jurídicos conseguem exercer as atividades. Em suma, aumenta-se consideravelmente o número de casos que podem ser protocolados pelos advogados, sem que exista o medo de sobrecarregar os serviços do escritório.

Essa solução em si, ainda é novidade no mercado, mas a indústria digital vem trabalhando cada vez mais para aperfeiçoar soluções para profissionais das mais diversas áreas e essa certamente é parte da evolução da tecnologia que veio para ficar.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais para que as pessoas conheçam mais sobre o robô jurídico e fique ligado para receber mais matérias do tipo.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Palavras-chave: Compressor Parafuso Batedeira industrial Descarte de Lixo Eletrônico Robô Jurídico

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/robo-juridico-qual-a-sua-importancia-para-uma-boa-atuacao-do-escritorio

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid