O que significa ser um cidadão e como a cidadania é exercida na prática

Muitas vezes o que não sabemos é o que é a cidadania e quais são os direitos para os cidadãos.

Fonte: Equipe do Soluções Industriais

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Igualdade de direitos é algo que vem sendo discutido há muitos anos. Muitas pessoas ainda lutam por isso, mas nos últimos anos, o crescimento de práticas igualitárias têm sido cada vez maiores.

Muitas vezes o que não sabemos é o que é a cidadania e quais são os direitos para os cidadãos. Dentro de uma empresa, que faz marketplace, por exemplo, exercer a cidadania é obrigatório, pois todas as pessoas possuem direitos e deveres para suas escolhas.

Cidadão: o que é e seus direitos dentro da sociedade

Falando sobre lei, ser cidadão é ter direitos à liberdade, como por exemplo, a de expressão. Todos os seres humanos possuem a necessidade de posicionamento em determinadas situações de sua vida, assim como a propriedade e igualdade pertencem à lei.

Falando do nosso país, os direitos do cidadão brasileiro, são:

- Para a constituição os direitos das mulheres e homens, têm que ser igualitários, ou seja, não pode um homem ter vantagem em relação a determinadas coisas. Isso é algo que vem sendo discutido há muito tempo, como o salário. Imagine que existam dois profissionais que trabalham na realização de gestão industrial, e mesmo que eles exerçam as mesmas atividades, ganhem salários distintos.

- Todo cidadão tem direito à moradia, trabalho, saúde, educação, previdência social, maternidade, infância, assistência aos mais necessitados (desamparados), lazer, segurança, alimentação digna e transporte;

- Todas as pessoas não são obrigadas a fazer ou deixar de fazer algo que não esteja de acordo com a lei;

- Nenhuma pessoa pode ser submetida à tortura e tratamento que seja desumano;

- Manifestar sua opinião e pensamento é livre para todas as pessoas, sendo vedado o anonimato;

- As crenças são livres, cada pessoa têm a sua e deve ser respeitada.

Cidadania: como exercê-la na prática

Após explicarmos o que é ser um cidadão na prática e seus direitos dentro da lei brasileira, sabemos que algumas coisas precisam ser respeitadas.

Quando falamos de cidadania, estamos citando um conjunto de direitos e deveres civis, sociais e políticos, que devem ser exercidos pelos cidadãos de acordo com o seu estado. De acordo com a cidadania, os cidadãos têm permissão para liberdade, igualdade e a vida.

A constituição federal brasileira, obriga o voto obrigatório para os cidadãos que são alfabetizados a partir dos 18 anos, sendo possível o exercício a partir dos 16 anos, podendo ser feito sem obrigatoriedade dependendo exclusivamente do querer.

Nos últimos anos grandes são as influências que motivam os jovens menores de 18 anos a votarem, isso porque acreditam que com 16 e 17 anos, as pessoas já podem expor suas opiniões e entenderem qual é a melhor pessoa para representar nosso país.

Dentro das empresas, como aquelas que prestam serviços de marketing para a indústria, é importante manter as obrigatoriedades igualitárias, exercendo os direitos que todo o cidadão possui.

Algumas práticas que devem ser adotadas pela cidadania: Respeitar a lei do trânsito, cobrar as promessas que são feitas pelos políticos que foram votados e eleitos, não destruir o patrimônio público, respeitar ao máximo o próximo e exigir o cumprimento dos serviços que são oferecidos pelos órgãos públicos.

Exercer a cidadania e ser um cidadão, é obrigação de todas as pessoas que estão inclusas na sociedade. Desta forma, podemos fazer do país um bom lugar para se viver e conviver.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Palavras-chave: Significado Ser Cidadão Exercício da Cidadania Prática

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/o-que-significa-ser-um-cidadao-e-como-a-cidadania-e-exercida-na-pratica

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid