5 dicas de administração para escritórios de advocacia

Conheça 5 dicas de administração para escritórios de advocacia e alavanque o seu negócio.

Fonte: Beatriz‌ ‌Barros

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O advogado é formado para lidar com questões legais e judiciais. Por isso, se tem algo que a faculdade não ensina são os elementos básicos da administração, bem como as ações necessárias para gerir um negócio ou cuidar da gestão um escritório de advocacia.

Nesse sentido, muitos profissionais que iniciam a carreira no empreendedorismo jurídico, não tem a noção básica de como cuidar das finanças, do orçamento, dos clientes e, claro, dos colaboradores. No entanto, vale mencionar que essa atividade não é um desafio.

Sendo assim, é comum notar que os advogados que estão entrando no mercado de trabalho e abrindo os seus escritórios se sintam perdidos em relação a administração. Mas, isso não significa que fechar os olhos para essa questão é a solução para o problema.

Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de auxiliar você, advogado, a cuidar da administração do seu escritório de advocacia. Nele, você encontrará 5 dicas simples que vão ajudar você a fazer uma boa gestão. Boa leitura!

1. Crie um fluxo de caixa

O primeiro passo é registrar e controlar as finanças do escritório para manter investimentos e alocar custos. O fluxo de caixa pode ser um grande aliado, uma vez que permite que o advogado fique ciente de todas as contas do negócio.

Em resumo, é preciso analisar o que precisa ser pago, o que tem a receber, lançamentos futuros, os custos com ímã de neodímio e outras movimentações que influenciam a saúde financeira do escritório.

2. Faça um bom planejamento

O planejamento, sem sombra de dúvidas, é uma das etapas mais importantes para a administração de um escritório. Nesse momento, é importante tirar um tempo para conhecer as características e particularidades do seu local e região de trabalho.

Além disso, é fundamental compreender o comportamento do seu público, bem como os hábitos de consumo e suas necessidades. Essa medida irá auxiliar você, profissional, a criar estratégias assertivas e direcionadas.

3. Não misturar as finanças pessoais

Outra alternativa para cuidar da administração do seu escritório é separar as finanças pessoais das profissionais. Aliás, é comum notar, principalmente quando não há um sócio e o advogado atua sozinho, essa mistura de orçamento.

No entanto, isso não é ideal e pode prejudicar o futuro do seu negócio. Por isso, crie contas individuais e separe as finanças do escritório das pessoais. Isso vale até para custos pequenos e alternativos, como a compra de um polietileno de baixa densidade.

4. Organize os custos

Sem a organização dos custos não é possível identificar onde é necessário investir ou diminuir gastos.

Portanto, essa análise financeira é importante para o advogado identificar quais gastos podem ser cortados e onde seu dinheiro pode ser investido de forma estratégica.

5. Saiba o que acontece no seu escritório

Por fim, saber o que acontece no dia a dia do escritório também é fundamental, uma vez que as etapas e os processos presentes no cotidiano fazem parte do crescimento do empreendimento, bem como a obtenção de bons resultados.

É importante mencionar que isso vale para qualquer segmento, principalmente para o mercado B2B, como as empresas que atuam com locação de empilhadeira.

Por isso, esteja a par dos trabalhos que o seu time vem executando, esteja ciente sobre tudo o que já foi finalizado e tudo aquilo que ainda deve ser feito. Ter controle sobre os processos é o segredo para manter a organização dos seus negócios.

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Conheça nossos softwares:

Auxilium Web (www.auxilium.com.br) - software jurídico para gestão de escritórios de advocacia.

Jurid Web (www.juridweb.com.br) - plataforma de pesquisa e atualização diária de conteúdo jurídico!

Palavras-chave: Escritórios de Advocacia Dicas de Administração Planejamento Fluxo de Caixa Custos Finanças Pessoais

Deixe o seu comentário. Participe!

blog/5-dicas-de-administracao-para-escritorios-de-advocacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid