O que é gestão de terceiros no âmbito empresarial e por que fazer?

O presente artigo discorre sobre o que é a gestão de terceiros no âmbito empresarial.

Fonte: Ana Gabriela Malheiros de Oliveira

Comentários: (0)




Terceirizar algumas das atividades da empresa já faz parte do cotidiano corporativo, sendo que, no entanto, nem todos aqueles que terceirizam tomam todos os procedimentos indicados para melhor desempenho, eficiência financeira e segurança jurídica.


Dentre os procedimentos indicados para melhor performance e preservação da empresa em suas relações, certamente a gestão de terceiros deve ser destacada como imprescindível para conferir maior controle gerencial e dos riscos.


Verificar o cumprimento das obrigações legais pelas empresas parceiras por meio de auditorias e avaliações periódicas proporcionará além de vantagens de gestão, a possibilidade de defesa em eventuais demandas na esfera trabalhista.


No mesmo sentido, administrar esses dados permitirá a manutenção de fornecedores e parceiros comerciais Compliance, ou seja, que estejam cumprindo as determinações legais, evitando que a empresa contratante seja penalizada.


Se você enquanto empresário terceiriza atividades, deve pensar em gerir seus terceiros, e seguramente o melhor modelo para realização dessa gestão é por meio da informatização.


Atualmente a adoção de um sistema de gestão de terceiros é a solução e o modelo de trabalho mais indicado, já que a administração de número elevado de dados manualmente poderá levar a erros ou até mesmo se mostrar inviável. A informatização garante segurança e evita equívocas, por isso é o mais indicado por especialistas no segmento.


Implantar um sistema de gestão de terceiros coloca a companhia em sintonia com as melhores práticas de gestão empresarial, mitigando riscos trabalhistas, reduzindo custos e elevando a eficiência e a qualidade dos prestadores mantidos.


Autora: Ana Gabriela Malheiros de Oliveira. Diretora Jurídica no Vigna Advogados Associados, bacharel em direito pela UNESP – Universidade Estadual Paulista (2.010). Pós-graduada em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2.013). Pós-graduada em Direito dos Contratos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP (2.015) e com MBA também pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP (2.019). Inglês Avançado. Espanhol básico. 

Palavras-chave: Gestão de Terceiros Âmbito Empresarial Cotidiano Corporativo Compliance

Deixe o seu comentário. Participe!

apoiadores/o-que-e-gestao-de-terceiros-no-ambito-empresarial-e-por-que-fazer

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid