Volta às aulas

Por Ana Pregardier, escritora e educadora financeira.

Fonte: Ana Pregardier

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A volta às aulas é um momento de muita tensão nas famílias. Os gastos envolvidos são muito altos e, normalmente, não conseguimos minimizar esses custos. Por isso, como especialista em Educação Financeira, sugiro uma alternativa que, além de ajudar a economizar, será uma experiência e aprendizado para os seus filhos. Faça uma brincadeira para economizar no material escolar.


Informe aos seus filhos que, com essa brincadeira, eles poderão ganhar dinheiro de verdade! Dê a lista de material escolar às crianças e peça que elas pesquisem na internet o preço de todos os itens.


Explique que os materiais comprados significam dinheiro que terá que ser gasto. Então, tudo o que puder ser reutilizado do ano anterior representa uma economia. E é por isso que, se economizarmos, essa economia será dividida com a criança.


Depois dos preços pesquisados, a criança deve procurar quais os materiais que ela já tem e que não precisam ser comprados. Ela deve separar estes materiais para que você faça a avaliação de quais poderão ser reutilizados.


Para crianças até seis anos, dê uma moedinha para cada item reutilizado. Para aquelas com sete anos ou mais, some todos os valores economizados e, desse total, divida meio a meio. Metade do valor será dado à criança e a outra metade ficará com os pais.  É muito importante que este dinheiro seja dividido, pois, se você der tudo para a criança, não existirá economia real para os pais.


Por que sugiro essa brincadeira? Porque, além de provocar uma economia que é muito bem-vinda à família, trata-se de uma experiência de grande impacto decisional-emocional. É possível que esta seja uma das primeiras vezes que a criança sentirá que tem um impacto real na economia familiar. Esta experiência ficará registrada e criará um senso de comprometimento e participação real para o crescimento e o desenvolvimento da família.


Estas experiências iniciais são características na criação dos traçados mnésicos (caminhos informacionais criados através das conexões sinápticas), favorecendo, assim, a criação de um novo padrão de resposta a esta tipologia de situação.


Na prática, o que isso significa? Significa que, a partir do registro desse traçado mnésico, quando a criança se deparar com uma situação que possa contribuir como uma igual para o desenvolvimento familiar, esta tenderá a responder/agir percorrendo o mesmo caminho já registrado por estas ligações sinápticas.


Então, aproveite essa brincadeira para conversar com as crianças sobre como elas podem contribuir em outras coisas, além do material escolar, e o que elas farão com esse dinheiro que ganharam. Isso já introduzirá o assunto de planejamento!


*Ana Pregardier, escritora e educadora financeira

@financasecoisadecrianca

@anapregardier

Palavras-chave: Volta Aulas Gastos Altos Lista Material Escolar Economia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/volta-as-aulas-2022-02-23

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid