Verba de participação nos lucros integra salário

Um ex-empregado da Petrobras ingressou com ação pedindo o pagamento das diferenças de suplementação de aposentadoria.

Fonte: TRT 4ª Região

Comentários: (0)




Um ex-empregado da Petrobras ingressou com ação pedindo o pagamento das diferenças de suplementação de aposentadoria. Como o reclamante saiu vitorioso em parte, recorreram as reclamadas: Petrobras e Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros).

De acordo com o Relator do Recurso, Desembargador José Felipe Ledur, não tem razão o argumento de incompetência material da Justiça do Trabalho, pois a suplementação de aposentadoria é obrigação contraída pelo empregador em decorrência da relação de emprego. Quanto à alegada prescrição do direito de ação, explicou que, segundo súmula do TST, a prescrição do caso é parcial, atingindo somente as parcelas anteriores a cinco anos contados do ajuizamento da ação.

O magistrado afirmou a legitimidade de a Petrobras ser uma das rés, pois é incontroverso que o reclamante é ex-empregado da empresa.Também confirmou a responsabilidade solidária das reclamadas, tendo em vista o Estatuto Social da Petros, entidade que satisfaz a suplementação de aposentadoria, deixar claro que forma grupo econômico com a Petrobras.

Sobre as diferenças reivindicadas, o Julgador corroborou o Juízo da 1ª Vara do Trabalho de Canoas, entendendo que os reajustes devem ser feitos nos termos do regulamento de 1969, que é mais vantajoso ao trabalhador. Isso porque as alterações posteriores do regulamento do empregador não produzem efeitos no contrato de trabalho do reclamante, salvo se forem para melhor, conforme orientação da jurisprudência do TST.

Avaliando o recurso do aposentado, o magistrado reformou a decisão de 1º grau, e considerou que, no caso específico da Petrobrás, com base em Decreto anterior à Constituição de 1988, a verba de participação nos lucros possui natureza salarial, mesmo porque seu pagamento é mensal e as convenções coletivas da categoria não referem a não-integração ao salário. Cabe recurso dessa decisão da 1ª Turma do TRT-RS.

Palavras-chave: salário

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/verba-de-participacao-nos-lucros-integra-salario

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid