Torcidas poderão receber punição por assassinato de Jovem

De acordo com as investigações, os acusados fazem parte da torcida Galoucura, do Atlético Mineiro

Fonte: Jornal Jurid

Comentários: (0)




A tragédia  aconteceu na saída de um evento de vale-tudo (MMA) em Belo Horizonte, no dia 27 de novembro. Otávio Fernandes, de 19 anos, torcedor do Cruzeiro,  foi espancado até a morte por torcedores do Atlético Mineiro.


"Eles não podiam ter feito uma brutalidade dessas. Foi uma covardia", disse Gustavo  Fernandes,  irmão da vítima em uma entrevista concedida, hoje, ao programa Mais Você na Rede Globo. "Em torno de 100 torcedores do Atlético vieram pra cima do grupo do meu irmão", contou. "Ele não sabia quem eles eram".


No vídeo, feito por câmeras de segurança,  é possível ver os agressores batendo no jovem já caído ao chão. As armas utilizadas  para efetivação do crime foram cavaletes de ferro e placas de sinalização, supostamente encontradas na rua onde tudo ocorreu. Otávio chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital.


"Ele era doente pelo time", lembrou a mãe. "É bom torcer, mas essa fatalidade com o meu filho foi muito chocante, pra mim e pras mães que perderam seus filhos".


Os responsáveis pelo assassinato do jovem cruzeirense, já tiveram pedido de prisão feito pela polícia mineira. Dois dos agressores teriam sido identificados pelas imagens das câmeras de segurança, que registraram ao menos sete pessoas envolvidas na agressão ao jovem desacordado. De acordo com as investigações policiais, os acusados fazem parte da torcida Galoucura, do Atlético Mineiro.


O processo ocorre em segredo de Justiça.


Medida educativa


Uma decisão cautelar, que passou a vigorar após a morte do jovem, exigiu que as torcidas organizadas do Atlético e do Cruzeiro cumpram medida educativa até abril de 2011. De acordo com o Procurador de Justiça Fernando Capez, entre as medidas, está a proibição dos torcedores de entrarem com faixas e utensílios para torcida nos estádios. "Foi um homicídio intencional, doloso", avaliou. "Se foi premeditado, envolve até a direção da torcida organizada", afirmou.


O procurador aponta que  esses tipos de violência acontecem principalmente na região sudeste do país. "Ou os ministérios públicos ingressam com ações para extinguir torcidas organizadas ou criam um termo de ajustamento de conduta, que obriga as torcidas a tomarem uma série de cuidados se quiserem continuar frequentando os estádios" enfatizou o propocurador.


De acordo com Capez, neste caso, observa-se uma brutalidade que não é presenciada nem mesmo com situações envolvendo animais irracionais.

 

 


Lei nº 12.299, de 2010


Dispõe sobre medidas de prevenção e repressão aos fenômenos de violência por ocasião de competições esportivas.


"CAPÍTULO XI-A


DOS CRIMES


Art. 41-B. Promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir local restrito aos competidores em eventos esportivos:

Palavras-chave: Tragédia; Assassinato; Investigações; Torcedores

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/torcidas-poderao-receber-punicao-por-assassinato-de-jovem

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid