TJSP aprova regras para inspeção veicular, mas ainda falta parecer do Tribunal de Contas

Fica de fora da lei o credenciamento de empresas para realizar a vistoria

Fonte: Brasil Atual

Comentários: (0)




O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aprovou, na última semana, as regras para inspeção veicular em São Paulo desenhadas pelo governo de Fernando Haddad (PT) no ano passado. A legislação, questionada pela Procuradoria-Geral de Justiça, foi considerada constitucional e o processo poderá ser feito pela prefeitura por meio de concessão do serviço e da contratação de empresas.


Veículos novos não precisam passar pela análise nos três primeiros anos após a fabricação, e automóveis entre quatro e nove anos de uso farão o teste a cada dois anos. Já veículos movidos a diesel, como caminhões e ônibus, serão inspecionados anualmente. A prefeitura também poderá exigir a vistoria de veículos licenciados em outras cidades que circulem por mais de 120 dias por ano na capital.


Mesmo com as mudanças, a vistoria ainda precisa ser autorizada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), que suspendeu, em maio, a licitação para contratar empresas que realizem o procedimento. O órgão apontou falhas na concorrência que poderiam causar prejuízos aos cofres públicos.


Para o presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), Carlos Bocuhy, a aprovação das novas regras é positiva, mas o processo de inspeção ainda precisa de ajustes para reduzir a poluição atmosférica. "As motocicletas, por exemplo, poluem mais do que os automóveis porque têm catalisadores de vida curta. Elas têm rodagem maior na região metropolitana de São Paulo e maior suscetibilidade à regulagem e precisam ser inspecionadas com mais frequência", aponta.


Segundo o ambientalista, as motocicletas dos motofretes chegam a rodar 60 mil quilômetros por ano, sendo que o catalisador do veículo deve ser calibrado a cada 18 mil quilômetros. Além disso, Bocuhy também defende a fiscalização rigorosa da frota de veículos irregulares movidos a diesel.

Palavras-chave: inspeção veicular vistoria tribunal de contas da união

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tjsp-aprova-regras-para-inspecao-veicular-mas-ainda-falta-parecer-do-tribunal-de-contas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid