TJDFT comemora a Semana Mundial do Aleitamento Materno

O cartaz será lançado na próxima segunda-feira, 2 de agosto, às 16h, no salão nobre do TJDFT.

Fonte: TJDFT

Comentários: (0)




O TJDFT, por meio do Programa de Assistência Materno-Infantil (Pro-Ami), abre a Semana Mundial do Aleitamento Materno com o lançamento de um cartaz, pelo seu terceiro ano consecutivo. Dessa vez, o Pro-Ami vai homenagear um servidor do Tribunal, sua esposa e bebê. A intenção é valorizar o papel do pai no aleitamento materno. O cartaz será lançado na próxima segunda-feira, 2 de agosto, às 16h, no salão nobre do TJDFT.

Todo ano, o Programa de Assistência Materno-Infantil lança o cartaz com a foto de uma servidora amamentando seu bebê. Mas essa é a primeira vez que um pai será também protagonista da homenagem do Pró-Ami à Semana Mundial de Aleitamento Materno. "Escolhemos um servidor, porque, hoje, também o pai participa muito do aleitamento", explicou a coordenadora Grupo de Gestantes do programa, Vanessa Mesquita.

Além das autoridades da Casa, a Coordenadora de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do GDF, Dra. Miriam Oliveira dos Santos, participará do evento. No ano passado, ela distribuiu os cartazes do Pro-Ami sobre o aleitamento materno em todos os postos de saúde do DF.

"O Aleitamento Materno é o nosso carro-chefe. Principalmente por causa do nosso Grupo de Gestantes. A nutrição daqui também dá muito incentivo ao aleitamento materno", afirmou a coordenadora do Pro-Ami, Débora Salgado. Há dois anos, o Pro-Ami fez uma parceria com o Hospital Regional da Asa Sul (HRAS) para doação de leite materno. A equipe do Pro-Ami colhe o leite materno das mães, coloca nos vidros doados pelo hospital e manda para o banco de leite do HRAS.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno

Celebrada em mais de 120 países, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno foi estabelecida em 1992, pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA). A WABA é uma rede de organizações e indivíduos que defendem, promovem e apoiam a amamentação como um direito de todas as mulheres e crianças.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno recebe o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.

No Brasil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1999, e coordenada pelo Ministério da Saúde. Também apoiam a Semana do Aleitamento organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais, sociedades de classe e organizações não-governamentais.

Mais de 10 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem, a cada ano, de doenças que podem ser prevenidas e tratadas. O aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida do bebê é uma das medidas preventivas mais eficazes e de baixo custo que podem ajudar a reduzir o número de mortes entre essas crianças.

Palavras-chave: aleitamento materno

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tjdft-comemora-a-semana-mundial-do-aleitamento-materno

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid