TJ não concede licença remunerada para militar estudar no exterior

Licença para trato de interesse particular poderia ser concedida, mas com prejuízo de remuneração

Fonte: TJAL

Comentários: (0)




Em decisão monocrática, o desembargador Eduardo José de Andrade, integrante da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), concedeu o pedido de efeito suspensivo à decisão de 1º grau que autorizava o policial militar Arthur Levy Brandão Kullok a realizar curso de mestrado em ciências jurídico-forenses na Universidade de Coimbra, em Portugal, sem prejuízo de sua remuneração.


A Procuradoria Geral do Estado (PGE), representando o Estado de Alagoas, afirmou ao impetrar o agravo de instrumento que o militar não tem direito à licença por ausência de previsão legal. Argumentou ainda que o prazo para a manifestação do Comando da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) sobre o processo administrativo ainda não teria acabado, portanto não cabendo mandado de segurança nesse caso.


O policial militar alegou que tem direito ao licenciamento, de acordo com o que está contido na Lei nº 5.346, de maio de 92, que versa sobre o estatuto próprio dos militares. Neste caso, Arthur Kullok utilizou-se do argumento que são consideradas funções policiais militares o exercício do cargos nos seguintes órgãos: estabelecimentos de ensinos das Forças Armadas ou de outra corporação policial militar, no país ou no exterior, como instrutor ou aluno.


Para o desembargador Eduardo José de Andrade, relator do processo, de acordo com o mesmo estatuto militar, em seu artigo 99, a licença para trato de interesse particular, como neste caso, será sempre concedida com prejuízo da remuneração e do tempo de efetivo serviço (no mínimo dez anos), podendo ser suspensa a pedido e a qualquer tempo do período de seu gozo.


O agravado iniciou sua carreira militar como soldado da 3ª classe em agosto de 2006, de acordo com a petição inicial do mandado de segurança. Torna-se claro, assim, o não preenchimento do requisito essencial para a concessão da licença, qual seja, o tempo mínimo de dez anos de efetivo serviço, visto que este possui cerca de cinco anos na carreira militar”, evidenciou o desembargador-relator.


Agravo de Instrumento nº 2011.001315-9

 

Palavras-chave: Licença; Remuneração; Exterior; Militar; Estudo; Concessão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tj-nao-concede-licenca-remunerada-para-militar-estudar-no-exterior

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid