Tiririca: "Estou meio perdidão"

Nenhuma surpresa na estreia do palhaço-deputado na Câmara: ele assinou documento sem saber o que era e decorou gabinete com um chocalho de cabra

Fonte: Veja

Comentários: (15)




Brasília - "O que é que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto". Esse era um dos motes do então candidato Tiririca, durante a campanha eleitoral de 2010. Passada a primeira semana na Câmara dos Deputados, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR/SP), ainda não sabe explicar a seus 1,3 milhão de eleitores o trabalho que terá de desempenhar no legislativo. Nos dias de estreia, o ato mais significativo do deputado mais votado do Brasil foi assinar o pedido de abertura da CPI do DPVAT (destinada a investigar denúncias de irregularidades no seguro obrigatório de veículos automotores). Ele não se recorda do teor do documento. Assinou porque outros estavam assinando, afirma.


O deputado Tiririca falou ao site de VEJA enquanto voava de Brasília para São Paulo. Ele não precisou apresentar documento de identidade ao embarcar. “Já o conheço”, afirmou o comissário de bordo. A conversa foi interrompida algumas vezes por sua esposa, Nana Magalhães, que procurava... lapidar suas repostas:


O senhor já descobriu o que faz um deputado federal?


Ainda não. Estou meio “perdidão”, chegando agora. É tudo muito novo, mas aos poucos vou me adaptar, se Deus quiser...


Mas o senhor já assinou até pedido de abertura de CPI, não?


Assinei algumas coisas, mas de cabeça assim não sei dizer o que era. Foi muita coisa que a galera toda assinou, ou seja, vários deputados.


Como foi a chegada ao Congresso Nacional?


Foi normal. Eu já esperava que as pessoas se aproximassem de mim, por ser o mais votado do país. Todos queriam me conhecer no gabinete, foram filas e filas de pessoas para tirar foto e desejar boa sorte. Foi bacana.


Deu muitos autógrafos?


Sim, mas continua sendo só “Tiririca” mesmo. Não coloquei a palavra “deputado” na frente.


Como foi a primeira semana de trabalho?


Muito legal. Fui bem recebido pelos colegas e orientado também por alguns, que me desejaram sorte. Eles tiraram fotos e mandaram recado de otimismo de suas famílias.


Que conselhos o senhor recebeu de seus pares?


Para que eu ficasse tranquilo, já que há muitos outros novatos na Câmara. Acho que são mais de 200.


O senhor já conversou com outros novatos?


Com o Romário, o Popó e outros lá do Maranhão e do Piauí. Eles estão igual a mim, todos meio perdidos.


O que o senhor espera para as próximas semanas?


A mesma loucura e assédio que foi essa semana. Vai demorar para isso acabar, porque muita gente quer me conhecer, tocar, desejar boa sorte. Os funcionários da Câmara também me procuram muito, muito, muito. Com o tempo, vai dar para atender todos.


Em termos de trabalho, que projetos pretende apresentar?


Tenho umas coisas na cabeça, mas estou estudando ainda, junto com o partido. Quando houver oportunidade, apresentarei o texto.


É possível adiantar as áreas em que se situam essas ‘coisas na cabeça’?


Educação e também cultura, que tem tudo a ver com a minha cara. Vai sair algo legal por esse lado. Também vou incluir projetos para humoristas, atores, artistas de circo e cantores. A cultura abrange muita coisa, se Deus quiser vai dar certo.


O senhor pretende trabalhar para o fim da corrupção?


Não pensei em nada disso ainda.


Como a eleição mudou a sua vida?


Mudou tudo. Eu não usava terno e gravata, agora tenho que usar. Tudo é muito novo para mim.


O senhor já decorou o gabinete?

 

As primeiras coisas que pendurei foram um chapéu de couro e um chocalhozinho para representar bem o Nordeste. Acho isso bacana.


E de onde o senhor trouxe esses objetos?


Ganhei de presente do meu avô. O chocalho é de uma cabra, porque meu avô criava cabras. Ele me deu de presente quando era pequeno e guardo como um amuleto para dar sorte.


O senhor pretende seguir carreira política?


Ainda não sei. Vamos ver.

Palavras-chave: Tiririca Deputado; Entrevista; Veja; Estreia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tiririca-estou-meio-perdidao

15 Comentários

joao gilberto galvao aposentado09/02/2011 23:49 Responder

Coitado de nós, estamos ferrados. Essa brincadeira do eleitorado vai nos custar muito caro.

Silva aposentado10/02/2011 0:48 Responder

João Gilberto, vá rezar cara! Você como eu, tem o pé na cova e se não conseguiu êxito em sua vida pessoal ou profissionaL, não deve descarregar sua frustração em quem venceu, ainda que seja simplório como o Tiririca. Em que este cidadão prejudicará você ou o País de forma irreparável? - ou você pensa que ele será mais um pilantra dos muitos que resistem em seus cargos, se elegendo para traficar prestígio e meter a mão nos cofres da Nação?

Auta Rolim Moreira da Silva advogada10/02/2011 3:42 Responder

O que se passa despercebido neste país, que Tiriricas estão tropeçando uns nos outros dentro do Governo Brasileiro em geral, mas estão de forma embustida. O Deputado Tiririca , pelo menos é sincero,assume sua inexperiencia e se trata de pessoa humilde. Mesmo se tratando de uma pessoa, com baixa escolaridade, vai aplicar sua inteligencia na hora adequada. É uma questão de tempo. Além do que não há porque se preocupar, na Câmara trabalha-se em equipe.O Brasil não corre perigo algum. O Tribunal eleitoral do Brasil demonstra ,sim,muitos anos sua incompetência ,.. Uma lei que canditados devem pelo menos terem o segundo grau completo até mesmo universitário, certamente que o desenvolvimento do Brasil seria bem mellhor. Tiririca, não tem culpa,mas tem uma preço que vai ter pagar .Não devemos esquecer da sua habilidade para chegar ao sucesso, como artista. Parabens! Ele é a figura do nosso pais Auta Rolim

Nilson Mendoza estudante 10/02/2011 11:44

Concordo totalmente com a senhora, mas vamos nos ater também que os principais trapaceiros/vigaristas da política também são portadores de diplomas universitários. Tiriricas e Popós se bem assessorados podem fazer a diferença (no bom sentido). Torço por eles. Nilson

JAM BB-Aposentado10/02/2011 4:26 Responder

\\\"Pior do que estava, não ficará\\\"

Gabriella M. Serv. Pública10/02/2011 11:23 Responder

Enfim, um verdadeiro representante do povo no Congresso! Analfabeto? O povo tb! Não tem eloquência? O povo tb não! Não sabe o que faz um deputado? O povo muito menos! Quem sabe agora o povo não aprende junto com um semelhante, que fala a mesma língua, porque o \\\"trabalho\\\" dos deputados e senadores valem tão mais que o nosso!? Boa sorte ao nosso Palhaço! (Ao povo tb!)

Neif Baracat advogado10/02/2011 12:52 Responder

Querem mais ladrões do Zé Dirceu, Delubio, e milhões de outrios ladrões de cursos superiores, professores universotáriios, todos formados para ladrões, pelo menos o Tiririca, é preparado para fazer nos rirmos de suas criatividades humoristicas, espero que ele tb. não transforme em curso superior para ladfrão.

Jorge Henrique Elias Professor Universitário10/02/2011 13:37 Responder

Alea Jacta Est...

CHARLES DE GAULE EX -PRESIDENTE DA FRANÇA10/02/2011 15:31 Responder

EU BEM QUE FALEI QUE O BRASIL NÃO ERA UM PAIS SÉRIO....não é que eu estava com a razão???

Valente advogado10/02/2011 19:19 Responder

O deputado Tiririca está exercendo um direito que também a nós é concedido, Todos são iguais perante a lei. Portanto, ao Deputado nossos cumprimentos e que Deus o ilumine para a felicidade geral da nação.

Rogério Estudante de Direito10/02/2011 19:22 Responder

De fato é muito triste... ainda mais quando há tantas pessoas que concordam com tal agressão ao nosso estado de direito. Apoiar esse HUMORISTA é declarar a incapacidade de algum raciocínio lógico. Adorava tiririca, quando ainda humorista, mas a partir da eleição para deputado FEDERAL passei a me preocupar. Ora, não se trata de dizer: \\\"é uma pessoa simples como nós\\\" ou mesmo \\\" vai aprender junto conosco\\\" ou ainda \\\"ele pelo menos é sincero, assume que não sabe\\\" que vai torná-lo superior ao ponto de sanar suas enormes fraquezas! Não estou dizendo que precisa ter um curso superior para ser um deputado, longe disso. Porém, um indivíduo, ou melhor, UM DEPUTADO FERERAL que assina um papel \\\"porque os outros estão assinando\\\"... francamente, não é digno de respeito como tal. Mas, infelizmente, ele foi eleito, inclusive como o deputado mais votado... torço pra que o mesmo tenha algum estímulo para ajudar o povo. Para isso torço também, que se esforce em aprende o que, definitivamente, desconhece no presente momento... porque é só isso que podemos fazer agora. Porém, uma coisa eu ressalto, uma pessoa que tem como sua frase destaque: \\\"pior do que tá, não fica\\\", certamente não irá nos (a população) mudar o quadro que se encontra hoje.

Robson Sinomar Q. da Silva Consultor Jurídico 10/02/2011 20:28

Caro Rogério: Como estudante de direito você deveria aprender desde já, que se for bem aplicado na academia das ciências jurídicas, será futuramente um dos defensores da democracia, o que implica respeitar direitos e ser respeitado. Ao lamentar a eleição desse artista do humor, considerando-o despreparado, na verdade não está apenas sendo indelicado com todos aqueles que não tiveram a chance ou condições de frequentar a Escola, como também demonstrando deplorável preconceito por parte de quem se propõe a lutar por Direitos nos Tribunais. Por sua posição preconceituosa, pode-se antever o Advogado que será - isso, se tiver a sorte de continuar na Faculdade. Ou será que acredita que o êxito em qualquer empreendimento é exclusivo dos que tiveram berço de ouro, e que pobre não tem direito a ele?

Rogério Place Estudante de Direito 10/02/2011 21:16

Caro Robson Sinomar: creio que o senhor não leu com atenção o meu breve comentário. em nenhum momento discriminei ou desrespeitei, pessoa alguma e muito menos uma classe social. inclusive, meu caro, tive que ralá muito pra me encontrar estudando na universidade federal do RN como estou, porque não disponibilizava de meios financeiros para tentar qualquer outro tipo de instituição. No que tange à democracia, sou fascinado por tal conquista, inclusive por ser um dos direitos maiores adquiridos pelo povo para o povo. porém, esse instrumento essencial deve ser bem utilizado! visto que é nossa única maneira de tentar modificar, ou melhorar a vida de toda sociedade. Em nenhum momento Robson, agredir de forma preconceituosa o tiririca, contudo não posso ficar calado com tamanho DESPREZO pela nossa democracia, como você bem suscitou. Vários cidadãos votaram tão só pelo fato de, (1) ser humorista famoso = ter uma grande repercussão na mídia (2) como voto de protesto, por total descrença nos nossos representantes (ou possíveis representantes). Bom, o que eu quis dizer foi apenas que o tiririca não se encontra devidamente preparado para tal cargo. com isso, nunca deveria ter sido eleito se olharmos do ponto de vista do bom senso. se formos pensar \\\"aa, mais só tem ladrão. não vai ser diferente nunca\\\" de fato nunca mesmo iremos mudar a situação do nosso país. Se ele tivesse CAPACIDADE de atuar no cargo em que se propôs, NAO INTERESSANDO DE MANEIRA ALGUMA O LUGAR DE ONDE VEIO (destaco), seria mais que merecido sua candidatura. Porém, não foi isso que ocorreu. Caro Robson, espero que nas suas próximas argumentações acerca de algo, procure olhar mais atentamente ao que está escrito, antes de sair difamando pessoas que não conseguem ficar caladas diante de tamanha indignação!! Em relação às suas opiniões a respeito de mim, vou relevá-las, visto que o senhor nunca sequer me viu, pra julgar-me desta maneira, e além do mais, me pareceu nesse seu breve comentário, uma pessoa desequilibrada que não sabe a essência de um dos fundamentos do direito. O debate. Att.

Nevilson Pacheco sua profissão10/02/2011 19:25 Responder

Realmente os \\\"dados estão lançados...\\\", mais como dizia o Deputado Tiririca, pior do que tá não fica. Assinou um projeto porque os outros \\\"caras\\\" assinaram, ou seja, nem sabe o que assinou. Romário, vai para a Câmara dormir e assim são nossos Deputados. Acredito que ele será usado pelo partido... mas, é so contratar pessoas para auxilia-lo, verba para isso tem... e quem sabe não será um bom deputado, sem vícios...

Ronaldo Godinho Advogado10/02/2011 19:46 Responder

Enquanto tivermos milhões de eleitores brincalhões irresponsáveis votando em quem não deviam, o País continuará a ser esa vergonha que é, onde um representante do povo assina um projeto porque \\\"os outros caras assinaram\\\"

c.a.gonçalçves advogado10/02/2011 23:51 Responder

Eu gostaria que pelo menos 50% da Câmara fosse como o Tririca, ia existir menos corruptos.

Robson Sinomar Q. da Silva Consultor 15/02/2011 12:05

Falou, Dr. Gonçalves...O problema de muitos de nossos compatriotas, é que julgam pessoas pelo saber e o parecer, sem se importar com o aspecto dignidade. PhD ou inculto, o cidadão há de ser medido pelo caráter e não pelo intelecto. Entender que um Palhaço não possa ser sério fora do picadeiro, é muito mais um preconceito do que egoísmo de quem julga - que na verdade gostaria de estar no seu lugar. Afinal, no Congresso Nacional não existem muitos Tiriricas ? - que fazem da tribuna ou dos bastidores o seu palco, sempre a favor dos interesses pessoais...

joelcio Saad Advogado11/02/2011 13:54 Responder

Não acho que o Sr. Deputado Federal TIRIRICA seja uma \\\"aberração\\\"como ser humano,é um cidadão como outro qualquer,mas estar como Deputado Federal é uma \\\"ABERRAÇÃO POLITICA\\\" nada contra o ser humano,mas temos que saber separar o joio do trigo,para depois nao ficarmos em grupos reclamando da situacao em que está a CAMARA FEDERAL ,SENADO ou mais generalizado:O BRASIL.

WILMA S.M.PINTO advogada17/02/2011 18:04 Responder

É caros comentaristas que me antecederam; lembro que essa hipótese já teve precedente,! Alguem se lembra do INDIO JURUNA.? Pois, igualmente mal conseguia falar portugues, e tambem entender, muito menos os assuntos legislativos. Quanto a escolaridade não deve contar negativamente para a eleição, posto que- público e notório- tivemos como presidente da nossa república uma pessoa semianalfabeta, o que não o impediu de governar o pais por 8 anos. Porem ,diga´se de passagem, muitíssimo inteligente e com conhecimento de política e, ainda cercado de assessores cultos. Daí acredito ser muito cedo para julgar a capacidade do Dep.Tiririca. Quem sabe se tambem não é dotado de inteligencia privilegiada e facilidade no aprendizado político. O único risco é se- isso não ocorrer, poderá acontecer o que outrora se deu com o Juruna, do qual os políticos do Congresso se aproveitaram ,fazendo dele um joguete. Votava no que aquela \\\"turma\\\" mandava e, geralmente no interesse dele, não da NAÇÃO.. Quem sabe se esse Dep.TiRiRICA não nos surpreenderá com uma boa atuação guiada por saber político ,orientado por uma competente assessoria composta por ocultos, e assim venha ser um nosso futuro PRESIDENTE.Hem! PORQUE NÃO ?

Conheça os produtos da Jurid