Tiririca admite ajuda para redigir declaração

Em sua defesa o palhaço Tiririca diz ter "lesão que dificulta a aproximação do dedo indicador ao polegar"

Fonte: Estadão

Comentários: (9)




O palhaço Tiririca, eleito deputado federal pelo PR com 1,3 milhão de votos, admitiu que não redigiu sozinho a declaração à Justiça Eleitoral na qual afirma ser alfabetizado. Em sua defesa, entregue segunda-feira ao juiz Aloísio Silveira, da 1.ª Zona Eleitoral de São Paulo, Francisco Everardo Oliveira Silva, Tiririca, alega que sua mulher o ajudou a escrever o documento.


Segundo ele, os anos de atividade circense causaram lesão que dificulta a aproximação do dedo indicador ao polegar. A confissão de Tiririca confirma laudo do Instituto de Criminalística, elaborado a pedido do promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes. Peritos do IC concluíram que "o autor dos manuscritos examinados possui uma habilidade gráfica maior do que aquela que ele objetivou registrar ao longo do texto da declaração". No dia 1º deste mês, o promotor apresentou à Justiça pedido de cassação do registro de Tiririca sob a acusação de falsidade documental e ideológica.


Também embasam a defesa de Tiririca laudos e pareceres de fonoaudiólogos e psicólogos. As opiniões dos especialistas contratados pela defesa analisam suposta dificuldade de dicção dele - e seus reflexos -, além de tratar sobre as consequências que a origem familiar humilde teve em sua formação educacional.

Palavras-chave: Tiririca Alfabetização Cassação de Registro Acusação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tiririca-admite-ajuda-para-redigir-declaracao

9 Comentários

wilson coelho Auditor Fiscal29/10/2010 10:38 Responder

Apenas reflexo de um programa de educação que leva a eleição a um nível de programa de circo (ou luta de box), que tem como arena um local denominado Congresso Nacional, onde os verdadeiros palhaços, depois de irem às urnas, se acomodam na platéia.

Nadye Raquel Costa Professora 29/10/2010 11:22

De acordo com a CRB, não há a necessidade de algum grau de instrução - ESCOLAR -para exercer um cargo eletivo a qualquer nível. É fato que o nosso ensino não anda bem, haja vista, um dos problemas ser exatamente o viés político dedicado ao ensino público, dentre os quais: remuneração baixa do educador, claro também estar implícito apenas frequentar a escola, Também as mesmas servirem de laboratórios servindo assim a interesses primeiro internacionais e depois nacionais penso. Desta forma, vejo que nosso povo está longe de ser representado dignamente em qualquer nível (União, estados, distrito e municípios). Assim sendo, penso que não basta uma prova aplicada pelo Douto Juiz, mas um nível mínimo de escolaridade e prova escrita nas áreas: Língua Portuguesa e Direito Constitucional, no mínimo, haja vista, muitos brasileiros, apesar de ostentarem um diploma escrevem seu próprio nome com letra minúscula, e, depois vem querer fazer leis. Para mim um absurdo. Não considero o Tiririca um PALHAÇO no Congresso, pois o no Congresso não há palhaços. \\\"PALHAÇOS\\\" SOMOS NÓS, que votamos, trabalhamos, estudamos procurando sempre uma vida melhor e acima de tudo nos eximimos de politizar nossos pares.

Joanes Lopes aposentado29/10/2010 12:01 Responder

Em relação aos comentários anteriores, eu perguntaria: qual o pré requisito para se entrar na política? Escolaridade? Duvido! O necessário é que o candidato seja esperto e que na hora da divisão do mensalão, saiba fazer corretamente a conta de dividir (isso qualquer analfabeto sabe fazer), para que um ou outro prejudicado (político) não venham trazer a público a podridão do congresso. Ou seria a comissão recebida a menor, ou não recebida?

Reginaldo Caldas de Araújo advogado29/10/2010 13:00 Responder

Essa polêmica toda em torno do eventual ANALFABETISMO DO TIRIRICA não merece prosperar. Pelo que temos lido pela imprensa e mídia, Tiririca demonstrou ter habilidade mínimas para ser considerado alfabetizado. E também demonstrou capacidade de esboço de sinais gráficos compreensíveis, ainda que precários. E isto basta. Nesse sentido o TSE já alicerçou ? Comprovada a capacidade de o candidato ler e escrever, não há que falar em ineligibilidade? (RES. n. 17.902 TSE, Consulta n. 12475, classe 10, Brasília ?DF, 10.03.92, in JTSE 4 (1)329/330)?. Entendo ainda que se a capacidade de compreensão de Tiririca apenas for razoável ou sofrível até, analfabeto por certo ele não será, conforme assim preceitua a norma legal, podendo apenas ser considerado como semi-alfabetizado, mas nunca como analfabeto. E isto é o que basta para aceitar sua elegibilidade como base prévia ao alistamento e ao voto. Por outro lado seria exigir muito de alguém que quer representar o seu povo, um escorreito domínio da língua pátria. O que o pretendente a candidato diz saber e o que o seu impugnante quase nunca consegue provar, por si só, são bases mais do que jurídicas para o deferimento do registro. Sim, porque apesar de a maioria das impugnações manejarem, com destreza o adjetivo de apedeuta, é dificílima uma definição laica do que é \\\"analfabeto\\\". Imagine então dar coloração jurídica a essa assertiva. Lembrando ainda que Jean Jacques Rousseau, aquele mesmo que brindou a humanidade com \\\"Do Contrato Social\\\", foi analfabeto até os trinta anos de idade e somente aos trinta e cinco começou a escrever, conforme atesta Graça Aranha em \\\"A Estética da Vida\\\", página 194.

Verônica Maria Pedagoga,pós graduada em Supervisão escolar e Mestranda em Ciências da Educação.29/10/2010 13:39 Responder

Eita Brasil complicado!! Na verdade tem gente de olho no lugar do TIRIRICA, a justiça não é sega, fala sério, tem outra coisa pra acusar não? Onde é que já se viu uma pessoa que escreve e ler ser analfabeta? Com os projetos de aceleração da Educação tem muita gente recebendo diploma por conseguir escrever o nome e palavras e são publicados em jornais que a educação está alfabetizando x pessoas por ano, o fato é que no Brasil o voto do povo está sendo descartado! Quem votou foi o povo, se ele ler e escreve é alfabetizado\\\" segundo projetos de aceleração do Brasil!! Critério para candidatar-se O presidente exerce a função de chefe do poder Executivo e também de chefe de Estado (autoridade máxima) em uma nação cujo sistema de governo é o presidencialismo. No Brasil, ele é eleito pelo voto direto, sendo o representante do povo no âmbito federal. O mandato tem duração de 4 anos, podendo se estender por mais 4 anos, através de novas eleições. A moradia oficial é o Palácio da Alvorada, em Brasília, no Distrito Federal. Atualmente (2010), o salário do presidente do Brasil é de R$ 11.420,00. Os critérios para se candidatar ao cargo político de maior responsabilidade do país seguem a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. - Ter idade mínima de 35 anos; - Ser brasileiro nato; - Ter o pleno exercício de seus direitos políticos; - Ser registrado em algum partido político; - Ter domicílio eleitoral no Brasil; - Não ter substituído o atual presidente nos seis meses antes da data marcada para a eleição. Quando eleito, o presidente da República tem, entre outras, as seguintes funções: - Nomear e exonerar os Ministros de Estado; - Conduzir a política econômica; - Exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção da administração federal; - Editar medidas provisórias com força de lei em caráter de urgência; - Aplicar as leis aprovadas; - Vetar projetos de lei, total ou parcialmente; - Manter relações com Estados estrangeiros e indicar seus representantes diplomáticos; - Decretar o estado de defesa e o estado de sítio; - Decretar e executar a intervenção federal; - Exercer comando supremo das Forças Armadas, nomear Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiais-generais e nomeá-los para os cargos que lhe são privativos; - Declarar guerra, no caso de agressão estrangeira, quando autorizado pelo Congresso Nacional ou referendado por ele; - Enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias e as propostas previstas nesta Constituição; - Exercer outras atribuições previstas na Constituição da República Federativa do Brasil. Não fala em formação. Agora pra ser qualquer coisa em concurso público vai lá, abre um edital e chora! Caso for mais curioso ver o número de formados inscritos e o sálario que está sendo disputado ! Quem faz as Leis?

Nadye R. Costa Professor29/10/2010 14:10 Responder

De acordo com a CRB, não há a necessidade de algum grau de instrução - ESCOLAR -para exercer um cargo eletivo a qualquer nível. É fato que o nosso ensino não anda bem, haja vista, um dos problemas ser exatamente o viés político dedicado ao ensino público, dentre os quais: remuneração baixa do educador, claro também estar implícito apenas frequentar a escola, Também as mesmas servirem de laboratórios servindo assim a interesses primeiro internacionais e depois nacionais penso. Desta forma, vejo que nosso povo está longe de ser representado dignamente em qualquer nível (União, estados, distrito e municípios). Assim sendo, não basta uma prova aplicada pelo Douto Juiz ao candidato, mas sim um nível mínimo de escolaridade e prova escrita nas áreas: Língua Portuguesa e Direito Constitucional, no mínimo, tendo em vista, muitos brasileiros, apesar de ostentarem um diploma escrevem seu próprio nome com letra minúscula, e, depois vem querer fazer leis. Para mim um absurdo. Ainda, não observamos que no sistema brasileiro grau de escolaridade/instrução é basta estar na escola, não vemos, digo mais uma vez, por interesses políticos, o qual não é de cunho partidário, basta promover o educando. Os professores por sua vez são obrigados a aprovar, assim é claro, as estatísticas aumentaram. Não considero o Tiririca um PALHAÇO no Congresso, pois no Congresso não há palhaços. \\\"PALHAÇOS\\\" SOMOS NÓS, que votamos, trabalhamos, estudamos procurando sempre uma vida melhor e acima de tudo nos eximimos de politizar nossos pares.

Sebastião de Paiva Neto professor de matemática29/10/2010 16:17 Responder

Todo candidato a qualquer cargo político no nosso país deveria ter no mínimo que passar por uma prova eliminatória de: l - Português 2 - Direito Administrativo 3 - Direito Civil 3 - Direito Constitucional 4 - Direito Penal Aí sim, poderia se candidatar. Não podemos esquecer que essas pessoas criam as leis ...

Marria Auxiliadora Teixeira Professora e Defensora Pública31/10/2010 1:16 Responder

Maria Auxiliadora A situação nos leva a uma única reflexão a situação da escola pública no país, possivelmente Tiririca oriundo de familia com parcos poder aqusitivo não teve a mesma oportunidade daqueles que estudaram em escola particular. Se ele errou pode ser considerado um erro humanmente admissível, pela situação da política e dos políticos do país. Mas a pergunta é a seguinte porque a Justiça eletiroral nao tomou as devidas cautelas. Os fichas suja são todos analfabetos?

Marlowe Pereira da Silva Aposentado31/10/2010 10:51 Responder

Minha opinião . Não serria mais logico , já que tem tanto analfabeto por aqui ( no Brasil ), uma vêz que caberia a quem de direito, verificar o candidato, quando o mesmo se propos a exercer um cargo publico. Porque só agora, depois de eleito é que querem lhe tirar o direito de exercer a sua função...... Não seria mais logico, aproveitar a voz do povo que o elegeu, e obrigar o mesmo a frequentar uma escolinha (já que é analfabeto) pelo menos seria mais um que aprenderia a ler e escrever, por força das circunstancias que o elegeram. Cabe as autoridades desse pais fazerem alguma coisa em prol dessa vergonha nacional. Ditem regras exijam que os candidatos saibam ler e escrever, e provarem que estejam digno de exercer uma função, que representem os que a ele elegeram. nós que..... nós vai .... o que podem esperar desse politico????? se ele no seu dia a dia ele já esta acostumado a falar errado, como palhaço Tiririca. Acredito que ele como palhaço, ele tem palco. Porem como politico seria vergonhoso ser representante.......Talves tenha sido mais uma peça da revolta do povo com tantos politicos, piores que o Tiririca. Basta ver pela quantidade de gente que se candidataram, simplesmente para também abocanha um naco da receita dado as politicos aqui no Brasil. Tem hora que as veses se tem vergonha de ser BRASILEIRO vergonhoso .....Desperta BRASIL cai na realidade ......Todo pais tem seus mandatarios eleito pelo povo. reflitam na sua escolha votar é coisa seria . Deve ter sido um repudio do povo a classe de politico ha ha ha ha. Só rindo para conter a minha indignação. Um a mais ou um a menos que diferença faz.?????????

Alini autônoma01/11/2010 0:33 Responder

A candidatura de tiririca deveria ser legitimada, e provavelmente é o que ocorrerá. Vivemos num país democrático, e para exercê-la é necessário que quem tem interesse em se candidatar e concorrer a uma cargo eletivo, tenha seu direito assegurado para tal, pois só assim qualquer pessoa possa exercer seu direito de cidadania, e o sistema eleitoral seja acessível a todos. O que é mais preocupante é a população eleger candidatos sem o mínimo de conhecimento das funções a qual irão exercer, onde os eleitores justificam seus votos como sendo de protesto. Porém esses votos de protesto acabam piorando ainda mais o já fragilizado sistema legislativo, pois além de eleger um palhaço - onde na verdade quem vai exercer o mandato vai ser o Sr Everardo e não o palhaço que os ?seus eleitores? elegeram ? devido quantidade de votos, também levaram eleitos vários deputados desconhecidos que não fizeram propostas nenhuma e não possuem eleitores para cobrar, ou seja, provavelmente vão passar esses 4 anos só recebendo as nossas custas, sem precisarem prestar contas com ninguém.

Conheça os produtos da Jurid