Tabela do Imposto de Renda será corrigida em 7% a partir de 2006, diz Marinho

Fonte: InfoMoney

Comentários: (0)




A tabela do Imposto de Renda será corrigida em 7% nos anos de 2006 e 2007, segundo afirmou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, nesta quarta-feira (21). Segundo ele, os ajustes serão feitos para que os ganhos salariais dos trabalhadores não sejam perdidos na reordenação de faixas de alíquota do tributo.

Marinho confirmou que as decisões sobre a revisão da tabela devem ser tomadas até dezembro, quando o orçamento será fechado. "Isso para já valer a partir de janeiro", afirmou.

Duas etapas para acertar perdas inflacionárias

A correção, segundo o ministro, será aplicada em duas etapas: uma parte no imposto de ano-base 2006 e outra parcela no ano-base 2007. O valor corresponde ao resíduo dos 17% de perdas inflacionárias acumuladas no governo Lula.

No final do ano passado, a correção aplicada foi de 10% e incidiu sobre o ano-base 2005 - que será declarado no ano que vem. O reajuste corrigiu parte da inflação acumulada em 2003 e 2004.

"Se os trabalhadores têm correção salarial, é justo que se corrija a tabela do Imposto de Renda para ele não aumentar seu pagamento, a retirada do Leão no holerite", defendeu Marinho. Os trabalhadores correm o risco de perder o valor correspondente ao que ganharam de aumento salarial na hora de prestar contas com a Receita, já que passam a pagar uma alíquota maior.

Atualmente, o Imposto de Renda tem duas alíquotas - que se aplicam sobre distintas faixas salariais: 15% sobre salários acima de R$ 1.164,01 até R$ 2.326,00 e 27,5% sobre salários acima deste patamar.

Para o ministro, uma perda - esperada - na arrecadação pode ser compensada com uma movimentação maior no mercado e, como resultado, mais consumo. "Essa é a visão colocada no debate da correção", disse.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tabela-do-imposto-de-renda-sera-corrigida-em-7-a-partir-de-2006-diz-marinho

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid