STF abre inquérito e manda quebrar sigilo do senador

Justiça atendeu a um pedido do procurador-Geral da República. Emendas parlamentares do senador também serão vasculhadas

Fonte: Veja

Comentários: (2)




O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu oficialmente nesta quinta-feira inquérito contra o senador D.T. (DEM-GO). O relator do caso, Ricardo Lewandowski, solicitou ao Banco Central (BC) dados de movimentações financeiras do parlamentar.


O ministro também deferiu outros três pedidos do procurador-Geral da República, Roberto Gurgel: um pede acesso a informações sobre contratos celebrados por órgãos públicos com empresas privadas - não há detalhes sobre quais são. Além disso, Lewandowski pediu ao Senado a relação de emendas parlamentares apresentadas pelo senador D.T. - o que traz indícios de que os investigadores lançam suspeitas também sobre a aplicação desses recursos pelo senador. Por fim, o ministro do STF solicitou à Polícia Federal a degravação de 19 conversas telefônicas envolvendo D.T..


O ministro negou, por outro lado, outros pedidos feitos por Gurgel, entre eles, o acesso automático a movimentações financeiras do senador e a autorização para que D.T. prestasse depoimento ao procurador. O relator do caso considerou que ainda é cedo para realizar a oitiva.


Acusações - O senador D.T. foi flagrado pela Polícia Federal em conversas telefônicas com o empresário C.C., chefe da máfia dos caça-níqueis em Goiás. Nas conversas, o parlamentar revela uma constrangedora proximidade com o criminoso.


O democrata trata de valores financeiros e negocia o uso de um avião de C.C.. Segundo o Jornal Nacional desta quinta-feira, o empresário também foi gravado tratando da divisão de recursos com comparsas. Em um dos trechos, ele faz menção ao "um milhão do D.T.". O senador, que tem mantido o silêncio, disse em carta aos colegas estar sendo vítima de "ataques" e prometeu responder às acusações.

Palavras-chave: Inquérito; Sigilo; Política; Banco; Corrupção; Improbidade administrativa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/stf-abre-inquerito-e-manda-quebrar-sigilo-do-senador

2 Comentários

Carlos Professor, aposentado.30/03/2012 19:59 Responder

Se fosse para dar em alguma coisa, seria plausível mas, NUNCA SOUBE de um político preso, quando muito, pedem ... para evitar cassação e, assim, VOLTAM no melhor dos estilos... Pura perda de tempo, material

vilmar estudante30/03/2012 20:52 Responder

Parabens pelo comentário professor, isto deveria ser feito com todos do mensalão,tambem com o clã dos sarneis, e outros mais que aparece todos os dias pelo este imenso BRASIL . Mas se não da cadeia, mas pelo menos passa vergonha, se é isso que tem.

Conheça os produtos da Jurid