SP realiza cirurgia com células-tronco para regenerar nervo periférico

Fonte: Globo Online

Comentários: (0)




Uma cirurgia para a regeneração de nervo periférico através da injeção de células-tronco foi realizada nesta quinta-feira pela primeira vez no Estado de São Paulo. De acordo com os especialistas do Hospital Especializado de Ribeirão Preto, responsável pela operação, as três pacientes submetidas ao procedimento devem recuperar até 90% dos movimentos das áreas lesionadas.

Em procedimentos convencionais, o novo periférico cresce até 1 mm por dia, enquanto que com a nova técnica, segundo estudos feitos em laboratórios, pode crescer até 3mm por dia.

A professora Maria Aparecida Benini, a estudante Tatiana Cristina Martins e o motorista Edinei Viruel Sarbo receberam, juntos, mais de 1,5 bilhões de células-tronco, além de neuro-tubos - estruturas de silicone cilíndrica e oca, conectada entre as extremidades dos nervos lesionados, por onde irão percorrer as células-tronco que vão auxiliar na reconstrução dos nervosos periféricos.

A técnica de utilização de células-tronco é empregada com o objetivo de melhorar a qualidade da recuperação dos movimentos e da sensibilidade. Com a técnica convencional de enxerto, os resultados também podem chegar a 90% da recuperação de sensibilidade ou força motora, mas os resultados são mais demorados.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/sp-realiza-cirurgia-com-celulas-tronco-para-regenerar-nervo-periferico

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid