Senado é contra o 3º mandato de Lula.

Sessenta e sete dos 81 senadores ? o equivalente a 83% ? são contra um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010. A opinião dos parlamentares é importante, já que, para aprovar a segunda reeleição consecutiva para Lula e os demais chefes do Executivo (governadores e prefeitos), seria necessária a aprovação de uma emenda constitucional com votos de 49 membros do Senado (3/5 da Casa), além da votação na Câmara.

Fonte: Veja Online

Comentários: (3)




Sessenta e sete dos 81 senadores ? o equivalente a 83% ? são contra um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010. A opinião dos parlamentares é importante, já que, para aprovar a segunda reeleição consecutiva para Lula e os demais chefes do Executivo (governadores e prefeitos), seria necessária a aprovação de uma emenda constitucional com votos de 49 membros do Senado (3/5 da Casa), além da votação na Câmara.

Segundo os parlamentares ouvidos por sondagem do jornal Folha de S. Paulo, alterar esse tópico da lei antes de 2010 seria "golpe" e "casuísmo". O que a maioria de 41 senadores (60%) apóia é outra alteração, que passaria a vigorar somente para os eleitos em 2010: o fim da possibilidade de reeleição e a ampliação do mandato de quatro para cinco anos.

Foram ouvidos 76 dos 81 senadores da Casa. Oito não quiseram se posicionar sobre a questão. Apenas José Maranhão (PMDB-PB) se declarou indefinido. Por outro lado, Wellington Salgado (PMDB-MG) e João Ribeiro (PR-TO) defenderam a alteração constitucional e, assim, um mandato adicional para Lula.

O tema voltou a ganhar força na semana passada, depois de o vice-presidente, José Alencar, manifestar apoio à idéia. Em seguida, o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP) sinalizou que poderia apresentar novamente sua proposta de emenda constitucional para alterar a regra eleitoral. Segundo a Secretaria Geral da Câmara, tramitam na Casa 39 propostas de emenda à Constituição que alteram as regras de reeleição. No Senado são 13.

Publicamente, Lula diz não apoiar a idéia. A avaliação no Congresso, porém, é que o tema seria aprovado com facilidade na Câmara, onde a base aliada têm ampla maioria ? ao contrário do Senado. Em dezembro, pesquisa de opinião do Instituto Datafolha revelou que 65% da população eram contra o terceiro mandato.

Palavras-chave: Lula

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/senado-e-contra-o-3o-mandato-de-lula

3 Comentários

jeferson tejas advogado11/04/2008 15:43 Responder

Acho que é um sonho! Estamos no Brasil que imaginamos de regime democrático porque assim diz a nossa CARTA POLÍTICA! Ora, quando lembro que os aposentados passaram a contribuir novamente, aqueles que se aposentaram antes da reforma previdenciária; assistimos pela televisão cidadãos sendo presos por suspeita, algemados e conduzidos pelos policiais e depois serem soltos porque não se comprovou nada (linchamento público!); os anões! que apenas perderam seus mandatos!; o mensalão! o escândalo do Cartão Corporativo!, dinheiro público sendo utilizado indevidamente; e agora como se não bastasse, a pretensão de um terceiro mandato presidencial!

Luiz de Carvalho Ramos advogado12/04/2008 13:00 Responder

Rememoremos as palavras de Lord Acton, publicista inglês: "O uso do poder corrompe e o poder absoluto corrompe de modo absoluto. Daí a exigência da rotatividade no uso do poder político." Alceu Amoroso Lima, também disse: "A democracia é um regime político baseado em três princípios fundamentais: a relatividade, a rotatividade e a reciprocidade." Da rotatividade (em comento), foi dito pelo pensador: "Quanto ao princípio da rotatividade, é uma consequência lógica e prática da relatividade do Poder. Sendo este uma delegação do Povo ao Estado, é lógico e justo que essa delegação seja periodiocamente renovada, para não correr o risco, natural a toda a autoridade, de passar de relativa a absoluta, pela própria continuidade de seu exercício..."

Christiano Pereira de Almeida Neto Economiário/Bel. em Direito09/01/2009 0:32 Responder

Aqueles que reclamam das algemas, por dever de ofício, data venia, vociferem quando os pés-de-chinelos forem exibidos como troféus por secretários de polícia Brasil afora, algemados. Ah, é comum ler, ver e ouvir estes mesmos senhores defenderem como se sua vida fosse a CF, enquanto que nos bastidores... Chave de cadeia, propina, corrupção, "jeitinho brasileiro". Ora, tejas preso, idiota!

Conheça os produtos da Jurid