Selo comemorativo aos 70 anos da Justiça do Trabalho no Paraná será lançado nesta sexta-feira

Exposição sobre a história do Judiciário Trabalhista e a criação da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Curitiba pode ser vista no TRT-PR

Fonte: TRT - PR

Comentários: (0)




Os 70 anos da Justiça do Trabalho serão celebrados no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), nesta sexta-feira, 20 de maio, com o lançamento de um selo comemorativo e palestra da desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu, sobre "Solidariedade Humana: uma perspectiva jurídica". A solenidade será realizada às 14 horas, no Fórum Trabalhista de Curitiba, na Avenida Vicente Machado, 400.


A trajetória da Justiça do Trabalho pode ser acompanhada na exposição "70 anos de instalação da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Curitiba", aberta ao público no Centro de Memória do TRT-PR, na Alameda Carlos de Carvalho, 528. São memórias como a do sapateiro Pedro Puka, que registrou uma ação contra a fábrica de calçados Bota Paulista, para a qual trabalhava desde meados de 1939. Demitido sem justa causa, o trabalhador alegava que a atividade era exercida em sua própria residência, e, dessa forma, não havia restrições da jornada diária e nem fiscalização sobre o seu ofício. A decisão da Junta de Conciliação e Julgamento mostrou-se favorável ao trabalhador, que recebeu da empresa uma indenização de cerca de Cr$ 1.500 (mil e quinhentos cruzeiros, que era a moeda em vigor naquela época), além da reativação do vínculo empregatício.


A primeira Junta de Conciliação e Julgamento de Curitiba foi também a única até 1962 e registrou, além das pequenas causas de trabalhadores, a revolta de 28 funcionários da fábrica de móveis "Oficina de Arte Imobiliária", que moveram uma ação contra o estabelecimento. A fábrica teve seu funcionamento suspenso, pois o proprietário, Kurt Boiger, teve sua prisão decretada, após ser acusado de pertencer ao Partido Nacional-Socialista, e os outros dois sócios deixaram o Brasil para servir às tropas holandesas. Em consequência, os 80 trabalhadores da oficina tiveram sua demissão registrada inesperadamente e, por determinação da Justiça, o proprietário foi condenado a pagar indenizações aos reclamantes.


A mostra também traz o registro civil de trabalhadores, as coletâneas de leis editadas pela Imprensa Nacional de 1888 a 1949 - as chamadas Lex -, e os livros de presença dos funcionários de empresas paranaenses, cedidos pela Casa de Memória por meio da Fundação Cultural de Curitiba. A exposição está aberta ao público das 10 às 19h e permanecerá no prédio histórico do Tribunal até o mês de julho.

 


Informaçõs à Imprensa:

(41) 3310-7313

Palavras-chave: Selo comemorativo; Exposição; História do Judiciário Trabalhista

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/selo-comemorativo-aos-70-anos-da-justica-do-trabalho-no-parana-sera-lancado-nesta-sexta-feira

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid