Saque-Aniversário: especialista tira dúvidas de trabalhadores sobre como ter acesso ao FGTS

Trabalhadores nascidos em janeiro já podem sacar o recurso. Dinheiro pode ser retirado nas agências da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS. Advogado explica quem tem esse direito e mostra quais outras opções de saque concedidas ao trabalhador.

Fonte: Jefferson Maleski

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Cerca de 1,3 milhão de brasileiros nascidos em janeiro estão aptos para realizar o saque-aniversário do Fundo de Garantia de Servidor (FGTS) de 2023. Os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) podem sacar o benefício presencialmente nas agências da Caixa ou solicitar digitalmente pelo aplicativo do FGTS.


O Fundo de Garantia foi criado para auxiliar o trabalhador demitido sem justa causa a ter uma renda mínima após o fim do contrato de trabalho. Para isso, as empresas devem depositar mensalmente, todo dia 7, 8% do salário de cada funcionário com carteira assinada nas contas do FGTS de seus colaboradores. Nos últimos anos, entretanto, o Governo Federal liberou o saque de parte deste dinheiro parado na conta para movimentar a economia.


Entre as opções de retirada está o saque-aniversário, que possibilita o saque de parte do saldo no mês do aniversário. Jefferson Maleski, advogado do escritório Celso Cândido de Souza Advogados, explica que os trabalhadores que optam por esta modalidade abrem mão do saque-rescisão e, caso sejam demitidos sem justa causa, receberão somente 40% do valor integral do FGTS, referente à multa. 


O valor do saque anual nessa modalidade é determinado pela aplicação de uma alíquota, que varia de 5% a 50% sobre a soma de todos os saldos das contas do FGTS do trabalhador, acrescida de uma parcela adicional.


Outros tipos de saque


O FGTS pode ser sacado em outras situações além do saque-aniversário e do saque-rescisão. O saque-aposentadoria, por exemplo, dá direito ao trabalhador sacar seu saldo ativo na conta do FGTS quando se aposenta pelo INSS. A modalidade também se estende para a aposentadoria por incapacidade permantente, a antiga aposentadoria por invalidez. 


Para os aposentados que continuam exercendo suas funções trabalhistas, é possível realizar o saque dos depósitos mensalmente do FGTS. 


Além disso, o trabalhador que possui alguma doença grave também pode fazer a retirada do dinheiro da conta do FGTS. Entre elas estão a alienação mental, cardiopatia grave, cegueira, contaminação por radiação, doença de Parkinson, HIV/AIDS, entre outros. 


Jefferson Maleski explica que, para solicitar essa modalidade de saque, é necessário anexar ao pedido os documentos pessoais e comprovantes médicos. “Os trabalhadores devem preencher um formulário com informações médicas disponível no site da Caixa, além de cópias dos documentos pessoais e trabalhistas”, adianta o advogado. O colaborador que deseja saber os valores de saque disponíveis, deve acessar o site da Caixa, aplicativo do FGTS ou ir presencialmente em uma agência.


Veja o calendário disponibilizado pela Caixa para o saque-aniversário:


Mês do aniversário - Janeiro


Início do saque - 3 de janeiro


Fim do saque - 31 de março


Mês do aniversário- Fevereiro


Início do saque - 1º de fevereiro


Fim do saque - 29 de abril


Mês do aniversário - Março


Início do saque - 2º de março


Fim do saque - 31 de maio


Mês do aniversário - Abril


Início do saque - 1 de abril


Fim do saque - 30 de junho


Mês do aniversário - Maio


Início do saque - 2 de maio


Fim do saque - 29  de julho


Mês do aniversário - Junho


Início do saque - 1º de junho


Fim do saque - 31 de agosto


Mês do aniversário - Julho


Início do saque - 1 de julho


Fim do saque - 30 de setembro


Mês do aniversário - Agosto


Início do saque - 1º de agosto


Fim do saque - 31 de outubro


Mês do aniversário - Setembro


Início do saque - 1º de setembro


Fim do saque - 30 de novembro


Mês do aniversário - Outubro


Início do saque - 3 de outubro


Fim do saque - 30 de dezembro


Mês do aniversário - Novembro


Início do saque - 1º de novembro


Fim do saque - 31 de janeiro de 2023


Mês do aniversário - Dezembro


Início do saque - 1º de dezembro


Fim do saque - 28 de fevereiro de 2023


Fonte: Caixa Econômica Federal

Palavras-chave: Saque-Aniversário Dúvidas Trabalhadores Acesso FGTS

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/saque-aniversario-especialista-tira-duvidas-de-trabalhadores-sobre-como-ter-acesso-ao-fgts

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid