Saiba como sua empresa pode se preparar para alcançar melhores resultados em compliance

Um pente fino nos processos pode detectar pequenas falhas, fáceis de serem corrigidas.

Fonte: Carolina Utida

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

São Paulo, janeiro de 2022 – Empresas idôneas, com códigos de integridade e profissionais comprometidos com as regras de compliance não estão isentas de cometerem algum tipo de falha em seus processos.


Para ajudar neste processo, a certificadora CertiGov elaborou cinco dicas para ajudar a identificar os problemas e como corrigi-los.


1. Evite copiar programas e sistemas de integridade de outras empresas e/ou usar modelos prontos – conteúdos publicados podem servir como base, mas é preciso adaptar esses documentos para a realidade da empresa. Além disso, é necessário que as diretrizes estejam de acordo com a política da companhia para que seus colaboradores tenham conhecimento e trabalhem de acordo.


2. Conheça seus próprios riscos no momento de elaborar seu programa e/ou sistema de integridade – conhecer os riscos ao qual a companhia está exposta é essencial para o direcionamento de esforços e excelência dos resultados. Mapear os processos, atividades, pessoas internas e externas que podem trazer riscos ou estarem expostos a riscos é fundamental neste processo para evitar danos à empresa. 


3. Canal de denúncias para os colaboradores – para isso, é preciso investir em um canal de denúncias, que garanta o anonimato e atue de forma efetiva.


4. Excesso de controles burocráticos e desnecessários – assim como a falta de controle, o excesso de burocracias também pode atrapalhar a eficiência do programa de integridade, por demandar tempo de mais da equipe, que poderia ser empregado em tarefas estratégicas para a empresa. O excesso pode desmotivar os colaboradores, levando ao fracasso do sistema de integridade, já que eles podem deixar de aplicar as regras. 


5. Treinamento da equipe – é essencial que toda a equipe seja treinada para que saibam como a empresa trabalha e o que ela espera de cada um. Assuntos relacionados ao combate à corrupção, formas de suborno, abordagens antiéticas, boas práticas e outros devem fazer parte da rotina da empresa e devem abranger todas as pessoas. E, para um maior sucesso, o exemplo tem que vir da alta direção.


“Avaliar constantemente a necessidade e utilidade dos controles implantados, para que sejam aprimorados e apropriados a cada momento da empresa ajuda no processo de integridade e evita falhas”, explica a CEO da CertiGov, única certificadora voltada para empresas que vendem ao governo, Carolina Utida.


Ainda de acordo com a executiva, cada vez mais as empresas e os órgãos públicos estão trabalhando em busca de mais transparência e integridade. “Estamos vendo um movimento muito forte das grandes empresas exigindo que seus parceiros, que vendem ao governo, tenham um selo de integridade para garantir que toda a cadeia tenha práticas que correspondem às suas próprias políticas de compliance”, explica. 


Sobre a CertiGov - A certificadora CertiGov desenvolveu seu selo com base em padrões globais, normas e legislações nacionais e internacionais para avaliar de forma isenta e imparcial empresas que vendem ao setor público através das melhores práticas, com uma cultura ética, anticorrupção e antissuborno em seus processos.

Palavras-chave: Empresas Preparação Alcance Melhores Resultados Compliance

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/saiba-como-sua-empresa-pode-se-preparar-para-alcancar-melhores-resultados-em-compliance

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid