PT culpa Dilma e Ideli por CPI da Petrobras

Deputados do PT atribuem possível criação de CPI à incompetência dos articuladores do governo e à reação da própria presidente Dilma

Fonte: Veja

Comentários: (3)




A CPI da Petrobras, que pode em breve ser instaurada no Senado, é um daqueles casos excepcionais em que os governantes se infligem um dano que poderiam ter evitado - bastando para isso ficar em silêncio.


Quando a presidente Dilma Rousseff, inquirida sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, resolveu explicar que o Conselho de Administração da estatal, na época comandado por ela, havia tomado a decisão com base num parecer "incompleto e falho", sem querer abriu uma brecha para que a gestão da petroleira nos anos de presidência do PT fosse duramente questionada. Em uma semana, a ideia de uma CPI, que a oposição tentava emplacar sem sucesso há anos, saiu do papel, e senadores como Álvaro Dias, do PSDB, ganharam de presente os holofotes para denunciar a maneira como um patrimônio brasileiro - a Petrobras - foi dilapidado por Lula e sua sucessora. 


Esse enredo está bem claro na cabeça de figuras eminentes do PT. Diante dos microfones, deputados e senadores do PT prometem – ainda que não saibam dizer como – retaliações ao PSDB e ao PSB, partidos dos futuros adversários da presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro, pelo requerimento de abertura da CPI da Petrobras. Porém, em diferentes reuniões a portas fechadas, parlamentares do partido atribuem o sucesso da coleta de assinaturas feita pela oposição à incompetência da articulação política do governo e à própria presidente Dilma Rousseff.


"Foi um festival de incompetência do governo. E começou com a própria presidente", afirmou um influente deputado petista, sob condição de anonimato. Para um grupo de petistas na Câmara, Dilma chamou a atenção da opinião pública e da oposição com sua declaração, escrita de próprio punho, sobre o parecer falho que embasou a compra da refinaria de Pasadena, que causou prejuízo de 1,18 bilhão de reais para a Petrobras.


Na próxima semana, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, deve passar o cargo para o sucessor, provavelmente o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP). Ex-ministro do governo Lula e ex-presidente do PT, Berzoini tem mais trânsito na bancada petista e perfil mais truculento que o de Ideli. É ligado à ala sindical do partido e tem a confiança de Lula – ele foi escalado para comandar o partido após a descoberta do mensalão derrubar a antiga cúpula do PT.


Nesta quinta-feira, no Congresso, Ideli demonstrou conformismo com a instalação da investigação sobre a Petrobras. Contra a vontade do governo, o Senado recebeu o requerimento de criação da CPI. "É da vida", resumiu Ideli.


Dentro do PT, entretanto, o clima é diferente: o vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), reclamou que não há CPI inevitável. "Inevitável nunca é. Esta CPI é fruto mais da falta de articulação política do governo do que de qualquer outra coisa", diz ele, expondo uma crítica frequente entre petistas. Vargas diz que o próprio governo ordenou que a Polícia Federal investigasse as denúncias, mas admite que a situação é delicada.

Palavras-chave: CPI Petrobras Dilma Ideli

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pt-culpa-dilma-e-ideli-por-cpi-da-petrobras

3 Comentários

DANILO BONISSONI aposentado28/03/2014 19:27 Responder

ALGUÉM TEM CULPA, SIM. MAS, É CULPA CRIADA/ORIGINADA E MANTIDA POR LONGOS ANOS DE ADMINISTRAÇÃO PRIMÁRIA, INCOMPETENTE E POLITIQUEIRA DA MAIOR EMPRESA ESTATAL BRASILEIRA. O USO POLITICO É A CAUSA DOS DESMANDOS ADMINISTRATIVOS, INCLUINDO CRIMES DE RESPOSNDSABILIDADE. ALGUÉM TEM QUE PAGAR POR ISSO. ONCONCEBÍVEL UM MONOPÓLIO DO PETRÓLEO GERAR LUCRO ÍNFIMO EM UM PAIS COM MAIS DE 200 MILHÕES DE VEÍCULOS RODANDO.

RAFAEL autonomo29/03/2014 19:11 Responder

SENHORES \\\"P\\\"ARLAMEN\\\"T\\\"ARES: OUTUBRO VEM AÍ! NOS AGUARDEM! NOSSOS VOTOS NAS URNAS SERÁ A NOSSA RES \\\"P\\\" OS \\\"T\\\" A\\\"!

André Luiz Rosa Vianna advogado29/03/2014 19:31 Responder

Dentro do nosso Congresso (Câmara e Senado) não existe nenhum parlamentar. Os que existem lá são PARA LAMENTAR ...

Conheça os produtos da Jurid