PSDB quer processar Lula pela estrela do PT no Alvorada

Além da suposta infração à legislação eleitoral, os advogados tucanos estudam a apresentação de ação por improbidade administrativa.

Fonte: Folha Online

Comentários: (0)




O PSDB deve entrar nesta semana com uma ação na Justiça contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base no Código Eleitoral, que, segundo o partido "proíbe a utilização de prédios públicos para a promoção de partidos políticos".

Além da suposta infração à legislação eleitoral, os advogados tucanos estudam a apresentação de ação por improbidade administrativa. Eles afirmam que a construção dos canteiros foi realizada com recursos públicos.

O jardim do Palácio da Alvorada, cujo projeto foi doado ao ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) pelo imperador japonês Hiroito, ostenta --há seis meses-- um canteiro de flores vermelhas (sálvias) no formato da estrela do PT. A estrela tem quatro metros de diâmetro.

"É o símbolo do aparelhamento do Estado", disse o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Já para o líder do partido no Senado, Arthur Virgílio (AM), "a administração do Palácio do Planalto agrediu os símbolos da República".

Há uma outra estrela de sálvia com cinco metros de diâmetro no jardim da Granja do Torto, onde Lula e sua família costumam passar fins de semana e feriados.

Por serem tombados, os jardins de Brasília, e dos palácios do governo, são mantidos desde a fundação da cidade pela empresa Novacap (Novacapital). Quem paga pelos serviços é o governo do Distrito Federal.

A assessoria de imprensa do Planalto informou que a estrela de sálvia foi uma sugestão de um dos jardineiros responsáveis pela manutenção do jardim do Alvorada e foi aceita pela primeira-dama Marisa Letícia. Disse também haver canteiros com formatos de meia-lua, quadrado e triângulo.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/psdb-quer-processar-lula-pela-estrela-do-pt-no-alvorada

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid