Propaganda de cervejaria para final da Liga dos Campeões é acusada de sexismo por internautas

Heineken organizou promoção de sapatos femininos na mesma hora da partida

Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários: (0)




Uma ação da Heineken, em parceria com a grife Shoestock, vem recebendo críticas de internautas que acusam as marcas de sexismo. As empresas organizaram uma promoção de sapatos para o horário da final da Liga dos Campeões. “Um dos jogos mais aguardados do ano. Amigos. Sem dispensar sua mulher. Desta vez, ela vai dispensar você”, informa texto do vídeo que divulga a liquidação.


“Estereótipos antigos e retrógrados reforçados = publicitários medíocres”, criticou uma usuária na página da cervejaria no Facebook. “Quer dizer então que eu não sou o público-alvo da Heineken? Se a Heineken não me vê como sua consumidora, acho que está na hora de parar de consumir Heineken”, escreveu outra. Homens também criticaram a ação: “Haja sexismo! Tomara que todo babaca que mandar essa aberração pra própria esposa leve um belo par de chifres às 15h45 de sábado, isso sim”, disse um internauta.


Houve também quem saísse em defesa da ação. “Meu Deus, como tem gente mau humorada (sic) ... as mulheres que gostam de futebol ficam pra ver...mas a imensa maioria gostou da ótima ideia, e não há publicidade sem target”, afirmou um seguidor da página da Heineken. “Onde está o senso de humor, Brasil? Muito divertida essa ação! Sim, normalmente meninos tendem a preferir futebol e meninas consumo.... E qual é o problema com quem é diferente? Ok fiquem em casa assistindo ao jogo meninas, outras se divertindo com sapatos e viva a diversidade!!!!!”, comentou outra.


Também na rede social, foi criado o evento “Dia 24/05 Dia Nacional Sem Heineken”. A página convoca mulheres a dispensar as cervejas da marca e enviar fotos. Segundo a organização, a marca é machista e trata as mulheres “como objeto sexual ou como propriedades mimizentas do maridos e fúteis ao ponto de esquecer do mundo enquanto estamos comprando sapatos”.


- O evento surgiu por uma revolta coletiva. É uma vontade de exigir um pedido de desculpas, um basta. E de não deixar passar em branco mais uma retratação estúpida da mulher que reforça estereótipos - afirma Camila Ximenes, de 25 anos, uma das organizadoras.

Palavras-chave: liga dos campeões sexismo propaganda machista propaganda heineken

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/propaganda-de-cervejaria-para-final-da-liga-dos-campeoes-e-acusada-de-sexismo-por-internautas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid