Projeto torna obrigatório medidor de consumo em telefone

A Câmara analisa projeto de lei de autoria do deputado Carlos Nader (PL-RJ) que obriga as concessionárias de telefonia fixa a instalarem contadores de pulso nas linhas telefônicas disponibilizadas aos consumidores.

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários: (0)




A Câmara analisa projeto de lei de autoria do deputado Carlos Nader (PL-RJ) que obriga as concessionárias de telefonia fixa a instalarem contadores de pulso nas linhas telefônicas disponibilizadas aos consumidores. O Projeto de Lei 5754/05 concede prazo de 180 dias para que as concessionárias instalem os equipamentos, que são semelhantes aos utilizados pelas concessionárias de água e luz.

De acordo com a proposta, a instalação dos medidores será gratuita. O equipamento deverá registrar o dia e a hora, o tempo em minutos e os pulsos correspondentes a cada ligação efetuada, assim como a totalização dos dados, com o objetivo de garantir ao usuário informações diárias sobre seu consumo.

Instrumento de controle

Para Carlos Nader, o sistema usado atualmente pelas empresas de telefonia não permite aos usuários verificarem o consumo efetivo. Ele ressalta que, entre as concessionárias prestadoras de serviço, as de telefonia são as únicas que ainda não oferecem aos usuários instrumentos para controle de consumo.

Segundo o deputado, no Rio de Janeiro já existe uma lei estadual semelhante e que tem apresentado resultados positivos.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, foi apensado ao PL 1758/99, que trata do mesmo assunto e está em análise na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-torna-obrigatorio-medidor-de-consumo-em-telefone

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid