Projeto que põe fim ao sigilo eterno é aprovado em 2 comissões

O projeto ainda precisa passar pela Comissão de Relações Exteriores, para depois ser analisado em plenário

Fonte: Folha Online

Comentários: (0)




O projeto que acaba com o sigilo eterno de documentos classificados como ultrassecretos deu mais um passo para ser aprovado nesta terça-feira. A proposta foi aprovada por duas comissões: de Ciência e Tecnologia e de Direitos Humanos.


O projeto ainda precisa passar pela Comissão de Relações Exteriores, para depois ser analisado em plenário. Só depois o texto deverá ir para a sanção presidencial.


Pela nova regra, os papéis ficarão longe do público se forem reservados (5 anos), secretos (15 anos) e ultrassecretos (25 anos). Todos eles poderão ter uma única renovação do prazo. Com a aprovação da lei, nenhum papel ficará por mais de 50 anos com acesso restrito.


Atualmente, o prazo que impede o acesso a documentos considerados ultrassecretos pode ser prorrogado indefinidamente, por exemplo.


Como a Folha adiantou na semana passada, a presidente Dilma Rousseff cobrou da base do governo mais rapidez na aprovação da proposta. O objetivo seria sancionar a nova regra no Dia Mundial de Liberdade de Imprensa (3 de maio).

Palavras-chave: Projeto; Comissão; Aprovação; Sigilo; Documentos secretos; Liberdade de imprensa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-que-poe-fim-ao-sigilo-eterno-e-aprovado-em-2-comissoes

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid