Previdência preocupa cada vez mais o brasileiro

BM Finance Group e escritório Zanardi Advogados percebem grande aumento na procura por consultorias ligadas à aposentadoria.

Fonte: Beatriz Machnick

Comentários: (0)



Foto: Marcos Santos - USP Imagens

Com a reforma da Previdência de 2019, somado à crise sanitária causada pela pandemia da covid, cresceu muito a procura pela regularização do tempo de contribuição, ou mesmo por informações sobre como se aposentar. Hoje são 57 milhões os brasileiros segurados do INSS, e muitos outros buscam informações a respeito: em janeiro de 2023, a fila de pessoas aguardando um retorno da Previdência Social era de 562 mil pessoas.


Por conta desse cenário, os profissionais que trabalham na área jurídica previdenciária prestam um serviço muito importante na área consultiva. É o caso do Zanardi Advogados, situado em Campinas (SP), e também da BM Finance Group, que oferece consultoria financeira e terceirização de departamentos financeiros.


“Desde 2019, houve uma mudança de comportamento, com muito mais consultas. Hoje o trabalho é mais consultivo do que resolutivo, pois pessoas nos procuram para fazer um planejamento para a vida, já que a Reforma trouxe essa necessidade”, conta a sócia Adriana Zanardi.


Além da Reforma, com a pandemia muitas pessoas ficaram desempregadas e partiram para o empreendedorismo, ou seja, saíram de bons salários e pararam de contribuir ou passaram a depositar o mínimo. “Essa mudança impactou muito na vida contributiva e trouxe prejuízos que muitos ainda nem calcularam”, alerta a advogada Joseane Zanardi.


“A orientação é: não deixe de contribuir, pois a Previdência vai garantir o mínimo e sempre vai ser necessária, o que tiver a mais tem que ter planejamento financeiro separado – e se precisar, procure um advogado para auxiliar”, sugere a especialista em finanças Beatriz Machnick.


*Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e filiais no Rio de Janeiro e Nova York. Com atuação em todo o Brasil desde 2012, a executiva é pioneira na metodologia de Formação de Preços na Advocacia, sendo autora da tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia – Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Beatriz Machnick é também professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.

Palavras-chave: Reforma Previdência Social Preocupação Brasileiros

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/previdencia-preocupa-cada-vez-mais-o-brasileiro

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid