Planos de Sucessão: previsibilidade é essencial para transição bem-sucedida

Um dos maiores desafios de grandes grupos empresariais com gestão familiar é passar com sucesso e prosperidade de uma geração para outra. Em muitos casos, esse é o momento crucial entre a continuidade ou não da companhia sob o comando da família.

Fonte: Enviado por Arlete de Oliveira

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Um dos maiores desafios de grandes grupos empresariais com gestão familiar é passar com sucesso e prosperidade de uma geração para outra. Em muitos casos, esse é o momento crucial entre a continuidade ou não da companhia sob o comando da família. O plano de sucessão é cada vez mais relevante, e comum, nas grandes empresas. Sua prática pode evitar eventuais disputas na Justiça e trazer grande economia para a empresa, já que envolve, necessariamente, um planejamento tributário.


A questão é quando dar o kick-off nesse planejamento, considerando que culturalmente falar de sucessão nas empresas chega a ser tabu? Quais os pontos essenciais a considerar para uma transição bem-sucedida? Em geral, esse é um processo longo, cheio de etapas e requer suporte altamente qualificado de profissionais com experiência e profundo conhecimento das regras do jogo da sucessão. A relevância de uma equipe multidisciplinar nos trabalhos, com especialistas em direito de sucessão, direito societário e tributário, pode ser um grande diferencial nesse momento da companhia.


“A previsibilidade nesses casos é uma escolha inteligente e de alto valor agregado, que vai simplificar os processos e normas sucessórias”, explica o especialista em planejamento sucessório e sócio do Cescon Barrieu, Gabriel Seijo. O advogado contabiliza mais de 20 anos de experiência à frente de casos expressivos nesse segmento.


Sob o aspecto legal, esse tipo de planejamento dá autonomia ao titular do patrimônio, antecipando atos em vida, reduzindo os riscos de modificações futuras na sucessão. É uma questão-chave de governança, uma vez que o planejamento frequentemente vai além de antecipar a transferência da empresa aos herdeiros. Acima de tudo, a ferramenta de sucessão contribui para resguardar e proteger o patrimônio e bens familiares. Isso inclui a adoção de estruturas de gestão compartilhada, e daí a importância da assessoria societária.


“Toda e qualquer sucessão precisa ser feita com foco e coesão familiar, respeitando a continuidade e desenvolvimento da empresa tanto quanto o propósito e autodesenvolvimento das pessoas que a lideram e estão diretamente envolvidas no processo”, afirma Seijo.


Enviado por Arlete de Oliveira. E-mail: arlete.oliveira@consultortree.inf.br

Palavras-chave: Planos de Sucessão Previsibilidade Essencialidade Transição Bem-sucedida

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/planos-de-sucessao-previsibilidade-e-essencial-para-transicao-bem-sucedida

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid