Planos de saúde devem custear testes rápidos de dengue, a fim de controlar a epidemia

Os testes já são realizados pelo Sistema Único de Saúde

Fonte: TJSP

Comentários: (0)




O juiz Christopher Alexander Roisin, da 11ª Vara Cível da Capital, deferiu pedido de antecipação de tutela para impor a operadoras de planos de saúde o custeio de testes rápidos de dengue, a fim de controlar a epidemia. Os testes já são realizados pelo Sistema Único de Saúde.


A decisão obriga as operadoras a orientar hospitais e laboratórios credenciados a realizar e custear os testes rápidos quando prescritos pelos médicos. Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 10 mil.


Ao proferir a decisão, o magistrado fundamentou a concessão da medida em súmula editada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. “Havendo recomendação médica para a realização de exame, não pode a operadora de plano de saúde negar sua realização a pretexto de não constar no rol da ANS. Nesse sentido, o entendimento pacificado pelo Egrégio Tribunal Bandeirante, na súmula nº 96: Havendo expressa indicação médica de exames associados a enfermidade coberta pelo contrato, não prevalece a negativa de cobertura do procedimento."


Ação Civil Pública nº 1057525-89.2015.8.26.0100

Palavras-chave: Planos Saúde Custeio Testes Rápidos Dengue Controle Epidemia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/planos-de-saude-devem-custear-testes-rapidos-de-dengue-a-fim-de-controlar-a-epidemia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid