Plano de saúde é obrigado a custear tratamento de urgência

O juiz afirma na decisão que o procedimento cirúrgico foi realizado somente com o uso de liminar. Portanto, é indevida a negativa do tratamento urgente

Fonte: TJDFT

Comentários: (0)




Um funcionário público diagnosticado com aneurisma abdominal conseguiu garantir na Justiça tratamento de urgência custeado pelo plano de saúde, além de indenização no valor de R$5 mil a título de danos morais. A GEAPSAUDE Fundação de Seguridade Social foi acusada pelo beneficiário de negar o pagamento dos procedimentos médicos. A decisão é do juiz da 4ª Vara Cível de Brasília e cabe recurso.


O autor afirma ser beneficiário do plano de saúde há mais de 5 anos e em julho de 2010 foi internado com princípio de infarto. Uma semana depois submeteu-se a um cateterismo da artéria, quando foi diagnosticado um aneurisma abdominal com a necessidade de tratamento de urgência. Após conseguir os laudos e levantar toda documentação solicitada, o pedido do beneficiário foi negado sob o argumento de falta de documentos.


A GEAPSAUDE Fundação de Seguridade Social apresentou contestação afirmando perda do objeto diante do cumprimento da liminar. No mérito, afirmou que não negou os pedidos e que o autor ingressou com a ação judicial antes da conclusão do procedimento de compra de material e autorização. Afirmou a inexistência de dano moral. Pediu a improcedência dos pedidos.


No mérito o julgador verificou que não houve contestação da GEAPSAUDE quanto à obrigatoriedade contratual do custeio do tratamento pleiteado pelo autor, tendo este sido efetivado conforme afirma o próprio autor. "Os documentos exigidos na primeira solicitação foram os mesmo exigidos na segunda solicitação," entendeu o magistrado.


O juiz afirma na decisão que o procedimento cirúrgico foi realizado somente com o uso de liminar. Portanto, é indevida a negativa do tratamento urgente. Afirma ser procedente o pedido do autor e confirmou a liminar para determinar o custeio do pagamento do tratamento pelo plano de saúde.

Palavras-chave: Diagnóstico; Aneurisma; Tratamento; Indenização; Urgência

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/plano-de-saude-e-obrigado-a-custear-tratamento-de-urgencia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid