PIS e Cofins: STF mantém suspensão de decisões contra novas alíquotas

Para a sócia da área de Direito Tributário e Fiscal da Innocenti Advogados, Cinthia Benvenuto, agora é preciso aguardar qual será o posicionamento final da Corte, esperando-se que se entenda pela necessidade de aplicação do princípio da anterioridade.

Fonte: Cinthia Benvenuto

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria dos votos, confirmar a suspensão da redução da alíquota do Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para pessoas jurídicas.


Decreto assinado no final do ano passado pelo então vice-presidente e hoje senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) reduzia, pela metade, o imposto aplicado sobre pessoas jurídicas sujeitas ao regime de apuração não cumulativa.


A medida passaria a valer em 1º/1/2023. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou decreto em seu primeiro dia de governo, com efeito imediato, suspendendo o benefício e restabelecendo as alíquotas previstas desde 2015.


O STF, por maioria dos votos, manteve a suspensão das decisões judiciais contrárias à aplicação do decreto assinado pelo presidente Lula. De acordo com cálculos do Ministério da Fazenda, a suspensão pode gerar R$ 5,8 bilhões em arrecadação.


Palavras-chave: PIS Cofins STF Suspensão Decisões Novas Alíquotas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pis-e-cofins-stf-mantem-suspensao-de-decisoes-contra-novas-aliquotas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid