PGR assina acordo para promover melhorias no sistema carcerário

Termo de compromisso foi assinado entre sete instituições com objetivo de ampliar o acesso dos detentos à Justiça

Fonte: MPF

Comentários: (1)




O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que preside o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), assinou, nessa terça-feira, 15 de outubro, termo de compromisso que prevê um conjunto de medidas para reduzir o déficit de vagas e promover outras melhorias no sistema carcerário brasileiro. O CNMP, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outras cinco instituições firmaram o compromisso em solenidade que contou com a presença do presidente do STF e do CNJ, ministro Joaquim Barbosa; do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; da representante da Secretaria dos Direitos Humanos, Deise Benedito; do presidente do Senado, Renan Calheiros; do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves; e do presidente do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais, Nilton Leonel Arnecke Maria.


Um dos objetivos do acordo é ampliar o acesso dos detentos à Justiça e garantir a eles tratamento digno, além da redução do déficit de vagas no sistema carcerário. O esforço inclui a abertura de novas vagas por meio do repasse de verbas do Ministério da Justiça aos estados e ao Distrito Federal para construção e reforma de unidades prisionais. O termo de compromisso prevê ainda uma estratégia de estímulo para que os magistrados adotem medidas cautelares e também alternativas penais substitutivas à prisão.


Está prevista ainda a realização de pesquisa entre os magistrados criminais (estaduais e federais) para apurar as causas que os levam a aplicar ou não as medidas cautelares. Outro levantamento vai investigar, junto a escrivães e diretores de secretaria das varas criminais, quantas e quais medidas cautelares foram aplicadas entre maio de 2011 a maio de 2012.

Palavras-chave: pgr acordo promoção melhorias sistema carcerário

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pgr-assina-acordo-para-promover-melhorias-no-sistema-carcerario

1 Comentários

Diego Araújo Santos Estudante e Recuperando da APAC de Paracatu-MG16/10/2013 23:04 Responder

Esta é uma iniciativa muito ótima, já que os senhores estão procurando uma forma de reduzir o incide de residência de presos no Brasil, porque não investem na construção de novas APACs, tendo em vista que já esta a um grande tempo auxiliando na lei de Execução Penal, eu sou um Recuperando que cumpri pena na APAC de Paracatu-MG, e sou prova viva de que este método funciona, hoje estou no quarto período no curso de direito na Faculdade Atenas que é também uma instituição que auxilia nas Ressocialização de condenados da Justiça, graças a APAC eu consigo dizer que sou uma pessoa melhor , e não só eu tem outros em todo o brasil tem recuperando que não mais voltou a reincidir em novos crimes , tem presos que estão fazendo Administração, Engearia civil ,Eletro Eletrônica, no primeiro semestre de 2014, tem mais recuperando que irão pleitear um curso Superior e até mesmo técnicos que também tem a sua relevância, peço ao senhores que analisem esta possibilidade, haja vista que se analisarem bem os resultados, da sim para se cogitar em ampliar este modelo para outras cidades. desde já deixo minhas estimas considerações.

Conheça os produtos da Jurid