PF vai investigar espionagem internacional de e-mails

Polícia Federal em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações, deve iniciar investigação sobre as denúncias de monitoramento internacional de telefonemas e e-mails no Brasil

Fonte: Conjur

Comentários: (1)




O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações, inicie uma investigação sobre as denúncias de que houve monitoramento internacional de telefonemas e e-mails no Brasil. O pedido partiu do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ao enviar ofício demonstrando preocupação com notícias divulgadas pelo jornal O Globo, que colocam o Brasil como alvo de uma rede de vigilância global.


Ele pediu que a PF investigasse o caso porque, caso se confirmem, as denúncias de espionagem podem “representar ofensa ao quadro legal brasileiro, em especial ao princípio constitucional da inviolabilidade do sigilo das comunicações”. Durante esta terça-feira (9/7), cinco ministros reuniram-se em Brasília para decidir quais serão os próximos passos na reação brasileira após a revelação de que o Brasil pode ter sido alvo do esquema internacional de espionagem.


O encontro envolveu José Eduardo Cardozo, Paulo Bernardo, Antônio Patriota (Relações Exteriores), Celso Amorim (Defesa) e o general José Elito Carvalho Siqueira (Gabinete de Segurança Institucional). A reunião definiu como se dará a parceria entre os órgãos, com os cinco titulares analisando as orientações da presidente Dilma Rousseff sobre soberania, segurança e pedidos de punição para os responsáveis. A base para a divulgação das informações sobre o monitoramento dos telefonemas e e-mails são dados divulgados por Edward Snowden, que trabalhava em uma prestadora de serviços da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos.

Palavras-chave: PF Investigação Telefonemas E-mails Brasil Denúncias

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pf-vai-investigar-espionagem-internacional-de-e-mails

1 Comentários

Adamastor Mendonça de Souza Funcionário Público Federal11/07/2013 12:56 Responder

Já era tempo de uma investigação séria e profunda, pois não aguento mais de tantos Email´s me oferecendo Libras esterlinas, euros e dólares americanos. Por favor, o que fazer para evitar tais Email´s?

Conheça os produtos da Jurid