PF deflagra operação contra esquema de fraude para inscrição no Mais Médicos

Entre os inscritos no programa de revalidação, 41 nunca foram alunos ou não concluíram a graduação

Fonte: EBC Notícias

Comentários: (1)




A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (18) operação contra um esquema de fraude na emissão de diplomas falsos de medicina que eram revalidados para o exercício da profissão no Brasil e participação no programa Mais Médicos.


Durante a Operação Esculápio – em referência ao deus da medicina e da cura na mitologia greco-romana, foram expedidos 41 mandados de busca e apreensão pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal no Mato Grosso. Os mandados estão sendo cumprindo em 14 estados – Mato Grosso, Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Roraima, Rio Grande do Sul e São Paulo.


De acordo com a PF, as investigações tiveram início depois que a Universidade Federal do Mato Grosso entrou em contato com universidades bolivianas (Universidad Nacional Ecológica, Universidad Técnico Privada Cosmos e Universidad Mayor de San Simon), que confirmaram que entre os inscritos no programa de revalidação, 41 nunca foram alunos ou não concluíram a graduação nessas instituições.


Na análise dos documentos, a Polícia Federal constatou que desses 41 inscritos, 29 foram representados por advogados ou despachantes que fizeram a inscrição dos supostos médicos no Programa Revalida. Ainda de acordo com a PF, os acusados vão ser intimados a prestar esclarecimentos e poderão ser responsabilizados pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica.


Perguntado sobre a operação, após participar do programa Bom Dia, Ministro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse não ter conhecimento da operação, mas considerou positiva qualquer atitude para coibir fraudes. "Uma ação como essa é muito bem-vinda", frisou.

Palavras-chave: policia federal operação esquema fraude inscrição programa mais médicos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pf-deflagra-operacao-contra-esquema-de-fraude-para-inscricao-no-mais-medicos

1 Comentários

JOVEM APRENDIZ DE ADVOGADO19/10/2013 18:01 Responder

QUE ACHEM OS TORPEDEADORES DO PROGRAMA. QUE MÉDICOS INSCRITOS NOS CRM ONDE DEPOIS DE ANOS DESCOBRIMOS QUE NÃO TINHAM FEITO MEDICINA SEJAM MELHOR FISCALIZADOS PELA P.F , RENDA E USO DO DINHEIRO DOS CRM SEJAM MELHOR INVESTIGADOS. DEVASSA NOS CRM DO BRASIL. PARABÉNS MINISTRO...

Conheça os produtos da Jurid