Pedidos de vista adiam votação do relatório da PEC da perda automática de mandatos

Análise da proposta pela comissão especial só poderá ocorrer após duas sessões do Plenário

Fonte: Senado Federal

Comentários: (1)




Devido aos pedidos de vista apresentados pelos deputados Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e Sibá Machado (PT-AC), foi adiada a votação do parecer pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 313/13, do Senado, que determina a perda automática dos mandatos de deputados e senadores condenados por crimes contra a administração pública ou por improbidade administrativa. Com isso, a análise da proposta pela comissão especial que analisa o tema só poderá ocorrer após duas sessões do Plenário.


O relator, deputado Raul Henry (PMDB-PE), apresentou hoje (12) seu relatório no colegiado. Ele recomendou a aprovação da PEC 313/13 e a rejeição da apensada – PEC 311/13, do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS). O texto da proposta do Senado prevê que a perda de mandato ocorra automaticamente quando a decisão já tiver transitado em julgado e depois de o Congresso receber comunicação do Poder Judiciário.


Sibá Machado disse que pediu vista porque é contra a medida. Para ele, a PEC está tirando prerrogativas do Congresso. “Se for assim, é melhor fechar o Conselho de Ética. O que ele vai julgar?”, questionou.

Palavras-chave: direito político direito eleitoral perda de mandato

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pedidos-de-vista-adiam-votacao-do-relatorio-da-pec-da-perda-automatica-de-mandatos

1 Comentários

Robson Silva Consultor13/02/2014 14:03 Responder

O Congresso Nacional tem sérias dificuldades na aprovação medidas que visem modificar situações da falta de transparência nas duas Casas. O motivo maior é que cada parlamentar se coloca na condição da \\\"vítima\\\" a ser defenestrada, com a célebre desculpa: \\\"E se fosse eu?\\\"

Conheça os produtos da Jurid