Parlamentares vão investigar denúncia sobre interferência dos Estados Unidos na Polícia Federal

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º), durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que atualmente preside os dois colegiados.

Fonte: Agência Senado - Agência Notícias

Comentários: (0)




A denúncia publicada pela revista Carta Capital, segundo a qual a Polícia Federal brasileira estaria sendo ?comprada? pelos Estados Unidos, será tema de duas reuniões, neste mês, da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º), durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que atualmente preside os dois colegiados.

Serão convidados para uma reunião na quarta-feira (14) o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda; e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Felix. Na véspera, deverão ser ouvidos pela comissão o ex-chefe no Brasil do Federal Bureau of Investigations (FBI) - órgão da estrutura policial do governo dos Estados Unidos - Carlos Alberto Costa e um outro brasileiro, cujo nome ainda não foi divulgado, que teria colaborado com a agência norte-americana que tem como objetivo o combate às drogas.

Ao anunciar as duas reuniões, Suplicy disse que já havia conversado sobre o assunto com o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), autor de um requerimento em pauta na reunião da CRE, que estabelecia a convocação de Thomaz Bastos e de Jorge Armando Felix. As reuniões da comissão mista, adiantou o senador, poderão ser reservadas. Participam dessa comissão os presidentes das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara e do Senado e os líderes da maioria e da minoria de cada Casa.

No requerimento de Arthur Virgílio, o senador solicita esclarecimentos acerca das denúncias publicadas pela revista Carta Capital e pelo Jornal do Brasil, segundo as quais a Polícia Federal do Brasil vem sendo comprada pelos Estados Unidos, que estariam pagando contas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além de infiltrar agentes secretos no território brasileiro. A revelação à imprensa foi feita pelo ex-chefe do FBI que será ouvido pelos parlamentares.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/parlamentares-vao-investigar-denuncia-sobre-interferencia-dos-estados-unidos-na-policia-federal

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid