Para Federação PEC 37 não beneficia em nada a sociedade

Ninguém aguenta mais uma estrutura de segurança pública com índices de eficiência que beiram 10%

Fonte: MPF

Comentários: (4)




A Federação Nacional dos Policiais Federais, que representa 90% dos Policiais Federais no Brasil, é contra a PEC 37, afirmou o presidente da entidade, Flávio Werneck. Ele participou do debate público do Colégio de Procuradores da República contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2011, realizado nesta terça-feira, 18 de junho, na Procuradoria Geral da República.


“Essa PEC é excessivamente corporativa, no sentido pejorativo da palavra, e não beneficia em nada a população brasileira. Ninguém aguenta mais uma estrutura de segurança pública com índices de eficiência que beiram 10%”, explicou Flávio Werneck.


Para a secretária de Justiça e Cidadania do Paraná, Maria Tereza Uille, a PEC 37 tem a marca da inconstitucionalidade, porque viola o direito humano das vítimas, que precisam ter direito de acesso através das portas dos gabinetes dos promotores de Justiça, dos procuradores da República, dos subprocuradores-gerais da República. “São pessoas que precisam ter voz e vez nos gabinetes do Ministério Público”, explicou, salientando que as forças do Ministério Público e da polícia não são antagônicas.


Maria Tereza trouxe ainda uma mensagem do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Felix Fischer, segundo o qual a proposta representa um retrocesso inadmissível, que não existe nos países de estrutura jurídica mais avançada. De acordo com ele, o Ministério Público, nos momentos em que é preciso agir, deve poder investigar, sendo os eventuais excessos apurados e punidos.


Adotando um novo viés para o debate, a presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Luciene Pereira, destacou o impacto fiscal da proposta. Para explicar o seu ponto de vista, Luciene apresentou uma série de dados, entre eles o de que, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça, as polícias investigam apenas 11% dos crimes comuns e 8% dos homicídios.


“Eu não acredito que os estados e a União mantenham um quadro para que essas pessoas não trabalhem ou sejam ineficientes. É claro que essa demanda é muito maior que o número de policiais. Se o efetivo não puder ser aumentado, eu não tenho dúvida de que a impunidade aumentará substancialmente”, defendeu.


Servidores - Darci Rodrigues de Almeida, diretor do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União, afirmou não ser “de hoje que ataques à instituição vêm sendo promovidos. A PEC 37, que é um verdadeiro atentado contra a defesa da sociedade brasileira, não é única. Vale lembrar a tentativa de sucateamento do MP por meio da política de arroxo salarial do Executivo. A sociedade precisa do Ministério Público forte”.

Palavras-chave: PEC 37 Polícia Federal Benefício Sociedade População Segurança Pública

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/para-federacao-pec-37-nao-beneficia-em-nada-a-sociedade

4 Comentários

Rosicleya servidora pública19/06/2013 20:55 Responder

Só para registro, a quem se esqueceu: A POLÍCIA FEDERAL É A INSTITUIÇÃO DE MAIOR CREDIBILIDADE JUNTO À POPULAÇÃO BRASILEIRA. Com todo o respeito, entendo que se o MP entende que a polícia judiciária não dispõe de recursos para cumprir seu mister com maior eficiência, então que busque fortalece-la e não enfraquece-la, como vem fazendo nesta campanha falaciosa contra a PEC 37.

Isabela Advogada19/06/2013 23:06 Responder

Interessante a PEC 37 !!

Antonio Carlos policial aposentado19/06/2013 23:30 Responder

tempo perdido Srs, Não interesse do governo em melhorar a Segurança Pública, pois sem a mesma o domínio do povo é fácil. teoria do caos

cesar augusto advogado20/06/2013 10:11 Responder

PARABÉNS A POLÍCIA FEDERAL, QUE NÃO ADIANTA ELA APURAR SÓZINHA OS CRIMES DOS POLÍTICOS E LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO SE NÃO TIVER A FORÇA DO MP. O QUE FIZERAM COM O DELEGADO PROTÓGENES E O JUIZ FEDERAL QUE CONDENOU O DANIEL DANTAS? O QUE FIZERAM COM O PROCURADOR DA REPÚBLICA JOÃO FRANCISO OU JOAQUIM QUE NÃO MELEMBRO BEM O NOME, QUE DENUNCIOU O JUIZ NICOLAU E O SENADOR LUIZ ESTEVÃO? FORAM PERSEGUIDOS E PREJUDICADOS, E NINGUEM SABE POR ONDE ANDA O PROCURADOR DA REPÚBLICA. CHEGA DE IMPUNIDADE DOS POLÍTICOS E FIM DO FORO PRIVILEGIADO.

Conheça os produtos da Jurid