Paciente com artrite terá tratamento custeado pelo Estado

O Estado do Rio Grande do Norte terá que custear o tratamento de um paciente, iniciais R.S. Barros, portador de artrite, cujo quadro apresenta comprometimento no fêmur, joelho e mão.

Fonte: TJRN

Comentários: (0)




O Estado do Rio Grande do Norte terá que custear o tratamento de um paciente, iniciais R.S. Barros, portador de artrite, cujo quadro apresenta comprometimento no fêmur, joelho e mão. O usuário do SUS necessita do medicamento "Enbrel 25 mg", já que afirmou não dispor de recursos financeiros para arcar com as despesas. Para tanto, fundamentou a pretensão no direito constitucional à saúde, a qual é definida como um ?Dever? do Ente Público.

A sentença foi dada pela 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal e mantida pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que negou a Apelação Cível (n° 2008.005067-6) movida pelo Estado. O recurso em segunda instância ficou sob a relatoria do desembargador Amaury Moura Sobrinho.

O Estado do Rio Grande do Norte suscitou a ausência do chamamento do Município e da União para integrarem a questão, sob o argumento de que todos os entes públicos são responsáveis pelo serviço de saúde.

Argumentou, também, que o artigo 167 da Constituição Federal é taxativo ao vedar despesas pecuniárias sem a respectiva dotação orçamentária, devendo a decisão ser reformada.

Decisão

No entanto, o desembargador ressaltou que é jurisprudência dominante que, em demandas dessa natureza, cabe ao autor escolher contra qual Ente Público vai ajuizar a ação, podendo o Poder Público demandado, se for o caso, buscar dos demais o respectivo ressarcimento.

?Importante esclarecer que o texto legal (artigo 198 da Constituição Federal) faz referência às três esferas do Poder Executivo, no intuito de ampliar a responsabilidade, de tal forma que não é possível se falar em litisconsórcio, pois o autor pode requerer o custeio de medicamentos a qualquer um dos entes federados?, destaca o relator.

O desembargador também ressaltou que é dever da Administração garantir o direito à saúde e à aquisição de medicamentos às pessoas carentes portadoras de doenças, tutelado pela lei maior, de maneira que não pode ser inviabilizado através de entraves burocráticos, ainda mais quando o fato se trata de direito fundamental: a vida humana.

?Necessário esclarecer que a Lei nº 8.080/90, que instituiu o Sistema Único de Saúde, em decorrência das exigências do parágrafo único do artigo 198 da Constituição Federal, reforça a obrigação do Estado à política de gestão de aplicação de recursos mínimos para as ações e serviços públicos de saúde?, conclui.

Apelação Cível nº 2008.005067-6

Palavras-chave: tratamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/paciente-com-artrite-tera-tratamento-custeado-pelo-estado

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid