Organizando escritórios e departamentos jurídicos

Fonte: Central Prática - Consultoria e Treinamento

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Módulo I - Planejamento estratégico e organização administrativa - 5 de fevereiro - quinta - 9 às 13 h.
Módulo II - Organização, controle e métodos - 5 de fevereiro - quinta - 14:30 às 18:30 h.
Módulo III - Gerenciamento humano - 6 de fevereiro - sexta - 9 às 13 h.
Módulo IV - Marketing e relacionamento aplicados à área jurídica - 6 de fevereiro - sexta - 14:30 às 18:30 h.



O que esperar deste curso: as modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuiram para exigir dos advogados e do corpo administrativo de escritórios, sociedades e departamentos jurídicos empresariais visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em quatro módulos, o curso pretende apresentar alternativas de gerenciamento físico, financeiro, humano e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. A partir de técnicas simples, mas muitas vezes desconhecidas dos profissionais da área jurídica, os instrutores, que são especialistas na prestação de consultoria organizacional para escritórios e departamentos jurídicos, abordarão os principais temas pertinentes à organização dessas estruturas empresariais.

Público alvo: advogados, profissionais da área administrativa em geral (diretores, gerentes, assistentes, secretárias e estagiários) de escritórios de advocacia, sociedades de advogados de médio e pequeno porte e de departamentos jurídicos empresariais.

PROGRAMAÇÃO

O curso é dividido em quatro módulos independentes entre si, cada um com quatro horas de duração:

MÓDULO I - Planejamento estratégico e organização administrativa

· Planejamento estratégico

o Como planejar e estruturar o escritório ou uma reforma administrativa
o Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional): diferenças e importância de cada nível
o Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade
o Construção de planejamentos estratégicos setoriais e gerais

· Manual de procedimentos
o Normas e padrões de funcionamento
o Manuais que devem estar presentes em escritórios
o Como elaborar os manuais

· Planejamento, organização e controle de publicações e prazos
o Utilização do sistema de controle processual
o Controle de qualidade e de prazos

· Planejamento financeiro e orçamentário
o Controle de custos
o Budget
o Controle de rendimento e de custos por áreas ou setores
o Custo dos serviços

· Equipamentos e sistemas
o O processo digital no escritório
o Hardware de escritórios: novidades
o Outras inovações tecnológicas aplicáveis aos escritórios

· Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual
o Como tornar o software útil e eficaz
o Implantação
o Exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação
o Cuidados no cadastro de informações
o Manual de utilização do sistema: características básicas
o Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado

· Organização de arquivos jurídicos, administrativos, pessoais e biblioteca
o Apresentação de sistemáticas de organização de arquivos

· Organização de documentos em geral

Palestrante: Mauro Scheer Luís

MÓDULO II - Organização, controle e métodos

· Enfoque por processos - a forma estruturada de visualização de trabalho
o Objetivo
o Conceitos gerais

· Métodos de análise e solução de problemas através de ferramentas administrativas
o Visão tradicional versus enfoque na qualidade
o O Ciclo PDCA - planejar, executar, checar e agir
o Brainstorming - usando a criatividade dos colaboradores para identificar os problemas e suas causas
o Folha de verificação - construindo uma planilha para a coleta de dados
o Diagrama de causa e efeito - como identificar a série de causas de um problema?
o Análise de Pareto - como hierarquizar o ataque aos problemas?
o Indicadores de desempenho - resultado desejado e resultado alcançado

· A padronização dos processos organizacionais
o Organograma - a estrutura formal do escritório
o Funcionograma e a atribuição de funções
o Fluxograma - a representação gráfica das tarefas do escritório
o QDT - Quadro de distribuição de funções - quanto e como cada um realiza suas tarefas?
o Manuais de rotinas - padronização da forma como as tarefas são realizadas

· Organização, controle e reembolso de honorários e despesas
Palestrante: Viviane Melo

MÓDULO III - Gerenciamento humano

· Visão e missão do escritório
o Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia
o Exercício prático

· Recrutamento e seleção - ferramentas para uma contratação eficaz

· Delegação de tarefas

· Estratégias motivacionais
o Políticas de recompensa
o Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação

· Apresentação de "estruturas horizontais"
o Ferramenta motivacional para advogados
o Vantagens
o Como funciona na prática

· Regulamento interno
o Qual a importância do regulamento interno na gestão da empresa
o Como construir
o Modelos

· Administração de conflitos

· Atribuição de funções
o O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado
o Manuais de atribuição de funções
o Vantagens
o Apresentação de modelos

· Como elaborar o organograma hierárquico

· Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana

Palestrante: Vanessa S. Scheer

MÓDULO IV - Marketing e relacionamento aplicados à área jurídica

· O mercado da área jurídica - constatações e tendências


· Atendimento e relacionamento
o Como diferenciar-se
o Planejamento de contatos e relacionamento

· Networking eficaz no meio jurídico
o Associações, relacionamentos e a localização do público-alvo

· Pesquisas de satisfação
o Formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador
o Exercício prático: montando uma pesquisa

· Marketing de acordo com o código de ética
o Decisões dos Tribunais de Ética das OAB´s
o Legislação aplicável
o Diretrizes sobre as restrições e proibições
o Construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB
o Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes

· Técnicas de venda e negociação para a área jurídica

· Ferramentas da PNL - Programação Neurolingüística - que podem ser utilizadas em escritórios e departamentos

· Valor dos serviços e aspectos psicológicos
o Como o cliente enxerga o valor dos serviços

Palestrantes: Mauro Scheer Luís e Vanessa S. Scheer

LOCAL

Copacabana Mar Hotel - Rua Ministro Viveiros de Castro, 155 - Copacabana - Rio de Janeiro / RJ.

PALESTRANTES

Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Baraúna Advogados (instrutor dos módulos I e IV).

Vanessa S. Scheer, formada em psicologia e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais em todo Brasil pela Central Prática; MBA em excelência gerencial pela FAAP; diretora executiva da Central Prática (instrutora dos módulos III e IV).

Viviane Melo, atua como colaboradora de projetos na Quinto Fator, consultoria especializada em gestão estratégica de pessoas de São Paulo, e SISEA, Sistemas para Escritórios de Advocacia, do Rio de Janeiro. Profissional com experiência nas áreas administrativa e financeira, em empresas nacionais e multinacionais de prestação de serviços e escritórios de advocacia, em Porto Alegre e São Paulo, promovendo e participando de reestruturações de pessoal e de processos, com melhorias e/ou implantação parcial ou total de softwares de gestão integrada.

OBSERVAÇÕES

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação e um coffee break (por módulo) .

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte nossa central de atendimento: (11)3120-6806.

COMO FAZER SUA INSCRIÇÃO

Para fazer sua inscrição, faça o download da ficha de inscrição (formato PDF) clicando aqui e envie a mesma (devidamente preenchida) para o fax (11) 3120-6806. Após contato com nossa central, deposite o valor da primeira parcela na conta abaixo discriminada e envie um fax do comprovante para o número (11) 3120-6806. Sua inscrição só será validada quando confirmado o recebimento do valor correspondente à primeira parcela do evento. Não deposite nenhum valor antes de contatar nossa central, pois nossas vagas são limitadas.

Banco: Itaú - agência 0741 - c/c.: 70.740-0
Favorecida: Central Prática Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 05.020.669/0001-69 (para efeito de DOC)

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