Ophir defende advocacia livre e independente em reunião do IAB

O presidente nacional da OAB defendeu a integridade das prerrogativas dos advogados como garantia da ampla defesa do cidadão e do exercício livre do profissional da advocacia

Fonte: OAB Conselho Federal

Comentários: (0)




O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, saiu em defesa da integridade das prerrogativas dos advogados como garantia da ampla defesa dos cidadãos e do exercício, com independência e liberdade, do munus publico dos profissionais da advocacia. Nessa linha, Ophir ressaltou a unidade de pensamentos e de propósitos entre a OAB e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) em prol de uma profissão que teve – e continua tendo – responsabilidades para com o país e com a efetivação da democracia. “Essa é a histórica e inafastável relação entre a OAB e o IAB: a garantia da livre atuação do advogado como defensor das liberdades."


As afirmações foram feitas por Ophir Cavalcante na noite desta segunda-feira ao proferir palestra sobre “As Prerrogativas do Advogado como Defesa da Cidadania”, na abertura da reunião do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil, em Florianópolis (SC). Ophir falou para advogados, estudantes e autoridades estaduais a convite do presidente do Instituto dos Advogados da Bahia, Antônio Luiz Calmon Teixeira, que preside o Colégio de Presidentes do IAB.


Na palestra, o presidente da OAB lembrou um pouco da história da advocacia do país desde o Brasil colônia, que, segundo Ophir, teve nos bacharéis em Direito a referência da cultura para trabalhar pela institucionalização do país a partir da construção de um arcabouço jurídico. “O IAB, nascido em 1843, logo após a criação dos cursos de Direito no Brasil, passou a ser o centro da inteligência jurídica e da resistência ao Império”, destacou.
 

Palavras-chave: Advocacia; Independência; Cidadão; Ordem dos advogados

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ophir-defende-advocacia-livre-e-independente-em-reuniao-do-iab

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid