Operação Cone combate fraudes na importação de eletroeletrônicos

Os prejuízos estimados aos cofres públicos chegam a R$ 100 milhões.

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (0)




Brasília - A Receita Federal deflagrou hoje (10) a Operação Cone para coibir fraudes na importação de eletroeletrônicos em Salvador, São Paulo e Vitória. Estão entre as apreensões, peças de aeronaves, smartphones e computadores portáteis. Os prejuízos estimados aos cofres públicos chegam a R$ 100 milhões.


Participam da operação, além de 56 servidores da Receita, 122 agentes da Polícia Federal e membros do Ministério Público Federal. Estão sendo cumpridos 29 mandados de busca e apreensão, em 26 endereços.


De acordo com a Receita, o esquema começava com a venda de mercadorias por empresas de propriedade de brasileiros em Miami, nos Estados Unidos. As mercadorias eram enviadas ao Brasil para empresas e pessoas físicas, faturadas com valores abaixo do mercado. Com notas frias, os impostos recolhidos eram menores. Empresas fantasmas também eram usadas no esquema para dar legalidades às transações.


Além de peças de aeronaves, smartphones e computadores portáteis destacam-se ainda, entre as mercadorias, equipamentos audiovisuais e máquinas fotográficas.


A Receita alega que os danos foram causados não só aos cofres públicos, mas também à indústria nacional, pois como essas empresas recolhem menos tributos, oferecem o preço final inferior aos praticados no mercado interno, causando inclusive desemprego em diversos setores.

Palavras-chave: Fraudes Eletroeletrônico Importação Cofres Públicos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/operacao-cone-combate-fraudes-na-importacao-de-eletroeletronicos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid