Opção pela vida

Sandra Mara Devincenzi da Silveira da Silva, Socióloga, Jornalista (DRT/RS 13.573), acadêmica de Direito. E-mail: sandrasilva33@yahoo.com.br

Fonte: Sandra Mara Devincenzi da Silveira da Silva

Comentários: (0)




Sandra Mara Devincenzi da Silveira da Silva ( * )

Não há uma criatura sequer no Rio Grande do Sul que não tenha aplaudido a campanha lançada pelo Grupo RBS para por fim a violência no trânsito.

Estamos às portas das festas de término de ano e as rodovias ficam abarrotadas de veículos com famílias que se deslocam de suas regiões para conviver com amigos ou parentes durante esse período.

Todo o ano quando se inicia a época das festas natalinas assistimos e muitas vezes atravessamos uma dolorosa via crucis de perdas fatais resultantes de acidentes de trânsito. O número tem sido assustador. A média de idade dos falecidos outra tragédia em razão da juventude, vidas recém iniciadas e que se desmancham entre ferragens retorcidas.

Neste Natal precisamos dar um basta e um exemplo de responsabilidade, respeito e amor a nossa vida e a dos outros. Nossas rodovias são estreitas e não têm a infra-estrutura proporcional a evolução que os modernos veículos conquistaram. Isto também é uma das causas que alimenta os acidentes, mas outras se somam como a negligência, a imperícia e a imprudência.

Precisamos de um mutirão de todos os motoristas, sejam eles condutores de automóveis, motocicletas, ônibus ou caminhões.

Nos painéis dos veículos o velocímetro precisa ser controlado pelo bom senso. Altas velocidades não deixam rastro para que se contem histórias.

As pessoas estabelecem certos comportamentos tirânicos sem consciência de que estão cometendo suicídio. Punem-se por seus fracassos e por suas alegrias. Misturam álcool, drogas pesadas e velocidade e se jogam ao arrepio da civilidade tentando dizer para si e para os outros como são vencedoras.

A sociedade moderna é extremamente consumista. Os valores se concentram na materialidade enquanto que os prazeres afetivos e psicológicos são alimentados por descargas de adrenalina buscada em perigosas atitudes. Poucas, senão raras, são as criaturas que cultivam amizades talentosas e perspicazes e estabelecem um código de vida sem a presença da ansiedade. Ser feliz com tranqüilidade parece não fazer parte do cardápio destes tempos tão duros em termos de comportamentos.

Temos todos de ter como meta comum neste final de 2007, o Rio Grande sem vítimas fatais. Gostamos de ser vencedores. Estar em primeiro lugar. Podemos ser o maior exemplo do planeta zerando fatalidades irremovíveis. Estamos sendo chamados a integrar esta idéia e dela fazer um grande show. Este é o Natal que desejo a cada um dos gaúchos e brasileiros. Natal com vida!

22/12/2007



Notas:

* Sandra Mara Devincenzi da Silveira da Silva, Socióloga, Jornalista (DRT/RS 13.573), acadêmica de Direito. E-mail: sandrasilva33@yahoo.com.br [ Voltar ]

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/opcao-pela-vida

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid