OAB/RJ faz ato contra quebra de sigilo telefônico

O ato é em protesto à interceptação judicial de ligações telefônicas de advogados com seus clientes no curso de investigação policial sobre supostos crimes cometidos durante protestos no Rio de Janeiro

Fonte: OAB/RJ

Comentários: (0)




A OAB/RJ e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) promovem quinta-feira (14) às 11h, ato em defesa da inviolabilidade da advocacia a ser realizado durante sessão do Conselho Pleno, na sede da Seccional. O ato é em protesto à interceptação judicial de ligações telefônicas de advogados com seus clientes no curso de investigação policial sobre supostos crimes cometidos durante protestos no Rio de Janeiro.

 
O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, lembrou que o sigilo telefônico entre advogados e clientes é inviolável segundo o Estatuto da Advocacia. "O sigilo telefônico entre advogado e cliente existe no processo democrático para salvaguardar as garantias constitucionais do cidadão", disse Felipe.

 
A Ordem já iniciou a análise do material contido no inquérito pra avaliar quais medidas tomar. "A autorização da Justiça que permitiu a realização de escuta telefônica de mais de dez advogados em conversas com seus clientes no inquérito dos ativistas detidos no fim da Copa é preocupante. A comunicação entre advogados e clientes, durante exercício profissional, é instrumento protegido por lei", acrescentou.

Palavras-chave: sigilo telefônico inviolabilidade da advocacia interceptação judicial

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oabrj-faz-ato-contra-quebra-de-sigilo-telefonico

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid